São muitos os tipos de dietas que encontramos e que prometem ajudar o corpo a emagrecer. Dietas que vão desde o consumo apenas de líquidos até o consumo de alimentos ricos em gorduras. Neste artigo abordaremos sobre a dieta da água. Saiba como ela funciona e se realmente a água ajuda a emagrecer.
Tabela de conteúdos
A água e seus benefícios
A água é um elemento natural importantíssimo para a sobrevivência. Sem ela não é possível existir vida. Ela é vital para que o nosso o organismo e dos demais seres vivos funcione de forma adequada.
Ela oferece inúmeros benefícios. Alguns deles para o corpo e a saúde são:
Hidrata o corpo
A água é necessária para hidratar o corpo porque ela participa de todas as reações que ocorrem no organismo. Além disso, quando o corpo está mais hidratado, a sua resistência aumenta.
O consumo de água diário deve ser em quantidade adequada. Profissões que exigem esforço físico e pessoas que praticam atividade física necessitam aumentar ainda mais o consumo diário de água. Em dias mais quentes a ingestão também deve ser maior para evitar a desidratação.
Desincha o corpo
O aumento do consumo de água estimula a diurese aumentando a eliminação de líquidos e evitando o inchaço corporal. Isso ocorre porque, com o aumento da ingestão de água, os rins trabalham melhor aumentando o fluxo urinário.
Melhora a digestão
A água contribui para melhorar a digestão e a absorção dos nutrientes. Há um mito de que não se deve ingerir água junto às refeições porque pode prejudicar a digestão. A única consequência negativa que a água pode causar se for ingerida junto com as refeições é a distensão abdominal. Ela não prejudica a digestão e absorção dos nutrientes. Por isso, recomenda-se ingerir água antes ou depois das refeições, mas se for ingerida durante, que seja em pouca quantidade.
A água também melhora o funcionamento do intestino quando é aliada com o consumo de fibras. Junto com as fibras, a água melhora o trânsito intestinal e ajuda na formação do bolo fecal melhorando a evacuação.
Melhora a saúde da pele
A água melhora a saúde da pele porque ajuda a eliminar toxinas do corpo, hidratando a pele e melhorando sua elasticidade.
Beber água emagrece?
Em várias dietas para emagrecimento e no dia a dia, sempre é recomendada a ingestão de boa quantidade de água. É inegável que ela oferece vários benefícios à saúde. Mas será que tomar água emagrece?
Hoje, a recomendação do consumo de água para emagrecer já tem base científica. Por isso, a água deve estar presente em todas as dietas para emagrecimento.
Muitos pensam que beber muita água emagrece e, ainda, ser for tomada em jejum simplesmente pelo fato de não conter calorias. Porém, não é bem assim. A água que emagrece deve ser tomada da forma correta e no momento certo, como veremos adiante.
Portanto, a água emagrece por causa dos seguintes fatores:
Acelera o metabolismo
Já é comprovado que a água ajuda a acelerar o metabolismo. Essa é uma afirmativa já descoberta por vários estudos. Esse benefício ocorre porque, quando o corpo ingere mais água, ele trabalha mais.
O metabolismo trabalha mais ainda para queimar calorias quando a água ingerida é gelada. Isso acontece porque, quando o líquido gelado está presente no sistema digestivo, o organismo precisa gastar mais energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.
A quantidade de calorias gastas pelo corpo ao ingerir 1 copo de água gelada parece pouca, cerca de 10 calorias. Porém, somando vários copos por dia, ao final, ajuda consideravelmente na perda calórica.
Retarda a fome
A água para emagrecer também é eficaz quando ingerida antes das refeições. A justificativa é que, ao ser tomada antes das refeições, ela dá um pouco de saciedade e diminui a fome. Assim, um menor volume de alimentos é consumido e, consequentemente, um menor teor de calorias também.
Limpa o organismo
Como vimos, um dos benefícios da água é ajudar a eliminar toxinas que estão presentes no organismo. Essas toxinas são oriundas de processos metabólicos naturais do organismo, assim como de fontes externas.
Algumas dessas fontes externas são: poluição, cigarro, álcool, agrotóxicos e pesticidas, aditivos presentes nos alimentos industrializados, alimentação rica em frituras, açúcar e sal, medicamentos, cosméticos e várias outras.
Um organismo com toxinas tem mais dificuldade para perder peso porque essas substâncias prejudicam o metabolismo das gorduras. Assim, beber ajuda a emagrecer à medida que ajuda a limpar o organismo.
Oferece menos calorias ao corpo
Com certeza esse é um dos melhores benefícios da água para quem deseja emagrecer. A água não contém calorias e, por isso, não influencia no aumento de peso.
Por isso, o recomendado é trocar bebidas que contêm calorias e açúcares como sucos e refrigerantes, mesmo os diets, por água. Assim, a água não só evita o aumento da ingestão calórica como proporciona seus benefícios à saúde.
Como fazer a dieta da água
A dieta da água possui várias vertentes e as principais são:
Água e jejum intermitente
Nessa dieta, a água deve ser associada ao jejum intermitente. Ou seja, a água deve ser ingerida durante o período de jejum. Segundo essa dieta, beber água em jejum emagrece porque estimula o trabalho do metabolismo, além de amenizar a fome.
No jejum intermitente, a água pode ser ingerida em qualquer um dos métodos dessa dieta. Por isso, a dieta da água também pode ser considerada uma variante do jejum intermitente conhecida também como dieta da água em jejum.
Uma ramificação da dieta da água em jejum é ingerir somente água e consumir apenas maçã ou alguns vegetais. Mas essa é uma variação dessa dieta muito perigosa e não recomendada, pois pode causar fraqueza extrema ao corpo, além de graves deficiências nutricionais.
Água antes das refeições
Outro método da dieta da água é ingerir 2 copos de água antes de cada refeição. Como vimos, quando se ingere água antes de se alimentar o corpo se sente mais saciado e ingere menos alimentos durante as refeições.
Água morna
A água morna para emagrecer é um método utilizado pela medicina chinesa. Segundo ele, a dieta da água morna é eficaz porque melhora a digestão tornando esse processo mais demorado. Isso contribui para reduzir o apetite. Nessa dieta, a água deve ser ingerida em jejum e antes das refeições.
Água gelada
A dieta da água gelada pode ajudar no emagrecimento. Como vimos, quando o corpo ingere água gelada trabalha mais para regular a temperatura da água com a do organismo. Dessa forma, o corpo gastará mais calorias e perde peso.
Quantos copos de água devemos tomar por dia?
O consumo diário de água deve ser adequado não somente para ajudar no emagrecimento, mas para o organismo funcionar melhor. O corpo trabalha melhor quando as funções do corpo estão reguladas.
Algumas dessas funções que a água ajuda a regular são: controle da temperatura corporal, melhor funcionamento dos rins e do sistema circulatório, transporte e absorção de alguns de nutrientes, controle da pressão arterial, entre outras.
Porém, a verdade é que quantos copos de água por dia devemos tomar vai depender de alguns fatores, entre eles:
- A temperatura ambiente: quanto mais quente estiver o clima, maior será a quantidade de água que se deve ingerir.
- A prática de atividade física: quem pratica atividades físicas mais intensas deve ingerir mais água.
- Peso: quem pesa mais precisa beber mais água do que quem tem um peso menor.
- Tipo de alimentação: dietas ricas em sódio e frituras necessitam de mais água, assim como quem ingere bebida alcoólica.
- Condição física: pessoas em alguns estados como febre, vômitos e diarreia necessitam ingerir mais água para evitar a desidratação. O contrário ocorre com quem possui problemas como a insuficiência renal que precisa ter a ingestão de água mais limitada.
A recomendação pelos profissionais da saúde é beber 3 litros de água por dia. Porém, como vimos, essa quantidade depende dos fatores já citados.
Um indicativo de que o corpo necessita de água é a boca e a garganta seca. A urina também diz se você está bebendo pouco ou muita água durante o dia. Se ela estiver com a cor escura e com forte odor, é sinal de que pouca água está sendo ingerida. Se ela estiver transparente, muita água está sendo ingerida.
Recomendações
Não faça dietas sem acompanhamento nutricional. Dietas muito restritas podem causar prejuízos ao corpo em vez de benefícios. Podem causar mal estar, tontura, fraqueza, dores de cabeça, entre outros sintomas. Por isso, nunca faça dietas por conta própria.
Emagrecer tomando água não deve ser um processo feito somente com água ou associado a poucos alimentos. Esse tipo de dieta causa desregulação do funcionamento normal do corpo. Tomar água emagrece se aliada a uma alimentação saudável, pois sozinha ela não tem o poder de emagrecer.
Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
Vídeo dieta da água emagrece 8 kilos em uma semana
Gostou desse artigo sobre a dieta da água? Esperamos que sim. Curta, compartilhe e deixe seu comentário para que possamos respondê-lo. Ficaremos contentes com a sua participação.