A alimentação japonesa utiliza muitos produtos de origem marítima. As algas e peixes são os mais comuns, que são os principais atores que tornaram a culinária japonesa famosa em todo o mundo. Existem três principais algas utilizadas na culinária, mas nesse artigo falaremos sobre a alga nori e sushi, que são uma ótima combinação, que traz diversas vantagens para o corpo humano. Acompanhe o conteúdo e confira!
Relação da alga nori com o sushi
Há registros de uso da alga nori e sushi desde o século VIII, se mantendo na alimentação japonesa desde então, mas com algumas adaptações naturais que ocorrem com o passar dos anos.
A fabricação da alga nori e sushi é bastante similar ao processo de produção do papel. Várias algas da espécie Porphyra são utilizadas, sendo elas limpas, cortadas, secas e prensadas, de acordo com o processo a que são submetidas.
Na sequência, é posicionada a alga em cima da esteira para sushi, adicionando o arroz especial para o sushi já cozido em cima da mesma e acrescentando o recheio, que pode ser salmão, pepino, atum, entre outros.
A alga nori é utilizada no sushi, mas também em temakis, onigiri, e em outros enrolados como uramakis e hossomakis. Mas no sushi, ela apresenta vantagens maravilhosas, como você irá conferir no próximo tópico.
Vantagens em utilizar a alga nori no sushi
As especificidades dessa alga, em conjunto com o sushi, trazem vantagens incontáveis para o nosso organismo. É um alimento composto por carboidratos, proteínas, não possui gorduras e é fonte de ômega 3, ácidos graxos, iodo, entre outros.
Dependendo do recheio na alga nori e sushi, você pode ter os benefícios ampliados, como no caso do peixe cru, que mantém suas propriedades intactas, além dos vegetais e hortaliças, como pepino e gengibre, que possuem vitaminas e minerais complementares.
A alga nori e sushi servem para o controle de peso, quando não são consumidos em excesso. Além disso, ajudam a controlar a pressão arterial, auxiliando a eliminar o colesterol ruim das artérias e a melhorar o funcionamento do metabolismo, o que acelera a digestão de alimentos e praticamente todos os processos realizados pelo corpo.
Pela presença de iodo na alga nori e sushi, os hormônios ficam melhores controlados, principalmente os hormônios que regulam a tireoide. Além disso, o iodo ajuda a sintetizar o colesterol e o carbono em nosso organismo.
Quando a alga nori e o sushi são combinados com gengibre e molho wasabi, em quantidade moderada, são obtidas ainda mais vantagens, já que ambos possuem propriedades anticancerígenas e substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres.
Alga nori e sushi: tipos
Os sushis que utilizam alga nori, são: Hossomaki, Futomaki, Kappamaki, Uramaki e Tekkamaki. Por mais que seja considerado um tipo de fast food japonês, o temaki também é um tipo de comida oriental que utiliza a alga nori.