Alcachofra benefícios
Ela é usada há milênios pelos povos do continente europeu, como fonte de nutrientes, ela causa saciedade, e traz grande beneficio ao sistema digestivo
A alcachofra é um vegetal típico do final do inverno e é quando podemos aproveitar ao máximo seus inúmeros benefícios para a saúde.
Se você quiser seguir uma dieta baixa em calorias a alcachofra não pode faltar, é um vegetal com um baixo teor calórico, com apenas 44 calorias. Seu alto teor de fibras favorece o trânsito intestinal e também é um alimento diurético
Ela é usada há milênios pelos povos do continente europeu, como fonte de nutrientes, ela causa saciedade, e traz grande beneficio ao sistema digestivo
O chá de alcachofra é benéfico para a saúde. Além disso, há diversas formas de prepará-lo, com variações que alteram positivamente seu sabor.
A alcachofra é um alimento que possui inúmeras propriedades surpreendentes, sem contar que o seu sabor diferenciado, acaba combinando com milhares de pratos da nossa culinária. Ou seja, este grande atributo, faz famosas as receitas com alcachofra. Ela pode ser utilizada em saladas, tortas, massas, risotos e etc.
A alcachofra emagrece por várias razões, e pode ser consumida em várias formas para este fim: tanto ao natural, e há uma grande variedade de receitas como em chá ou manipulada. Aliás, ela tem muitos benefícios para a nossa saúde. No entanto, também tem suas contraindicações.
Tem efeito diurético, auxiliando no trabalho dos intestinos, o que combate a retenção de líquidos, e assim diminuindo os inchaços no corpo e as impurezas presentes em nosso organismo;
Sendo composta de fibras, tem efeito levemente laxante e ainda aumenta a sensação de saciedade do organismo, por isso se diz que a alcachofra emagrece reduzindo o apetite, o que no entanto é controverso;
E ainda tem o fato de que alcachofra melhora a digestão, principalmente das gorduras, fazendo com que fique mais fácil que sejam expelidas pelo organismo, em vez de se acumularem.
A alcachofra emagrece também por ser um alimento pobre em calorias e gorduras: em 100g encontram-se apenas 49 calorias e 0,1g de gorduras. Por outro lado, é rico em fibras, melhorando o trânsito intestinal, evitando, assim, a constipação.
Além de ser considerado um alimento tônico e afrodisíaco, possui indicações clínicas quanto à redução do colesterol e a regulação da glicemia. Isso porque a substância cinaropicrina, que é encontrada nas suas folha, acaba promovendo o aumento das secreções biliar e gástrica.
Na hora de escolher a alcachofra, as melhores são as de folhas arroxeadas. Prefira as de talo longo, e a inflorescência (parte da planta em forma de flor) deve estar firme e bem arroxeada.
Algumas alcachofras podem conter as pontas amareladas, o que pode indicar que o alimento está mais velho, ou foi danificado por causa da temperatura exposta. É importante ressaltar que, como qualquer legume ou verdura, é recomendado evitar comprar alcachofras com aspecto murcho, com folhas ressecadas ou amassadas. Além disso, tome cuidado com manchinhas pretas que podem indicar a incidência de bichos.
Para o armazenamento adequado, é necessário guardá-las em sacos plásticos próprios para alimentos e colocá-las na geladeira. Armazenadas dessa maneira, as mesmas podem durar por vários dias. Não há necessidade de lavá-las antes do armazenamento, caso contrário, podem estragar com mais facilidade por causa da umidade. Lave-as somente antes do uso.
Os principais nutrientes e componentes desse alimento são:
Como a safra anual da alcachofra ocorre apenas entre os meses de agosto e dezembro, as formas manipuladas (comprimido, cápsula e alcachofra composta) podem ser grandes aliadas de quem quer continuar contando com os seus benefícios para a saúde o ano todo. Todas elas podem ser usadas para emagrecer, mas vamos falar um pouco das diferenças entre estas formas manipuladas:
Em cápsulas: melhora o metabolismo, aumenta a sensação de saciedade e a disposição, por exemplo para a prática de exercícios físicos. Tomar duas por dia, com um pouco de água, antes ou depois das refeições.
Em comprimidos: são mais conhecidos por tirar o excesso de líquidos do organismo, o que acaba com os inchaços. Sendo assim, a alcachofra em comprimidos serve para ajudar a estimular a digestão para quem sofre de má digestão, além de aliviar os desconfortos abdominais provocados por esse má digestão, gases e até mesmo as náuseas quando causadas pela deficiência do fígado na produção da bile e quando a vesícula biliar não libera com facilidade a bile para o duodeno.
Alcachofra composta: nestas cápsulas há a mistura de alcachofra, do boldo e da jurubeba, o que atua, por exemplo, na redução das gorduras localizadas e tem efeito laxante.
Não é recomendável que consumam alcachofra:
Consumir sistematicamente por muito tempo para emagrecer. Aliás, se o propósito é esse, o primeiro passo é consultar um médico. Somente ele será capaz de dizer se é esse alimento é mesmo indicado para cada, a forma do consumo ideal, seja por meio de cápsulas, comprimidos ou alcachofra composta, uma vez que são suplementos alimentares.
E, sim, alcachofra emagrece, mas só ela não vai trazer resultados satisfatórios: deve ser combinada com uma dieta equilibrada e exercícios físicos diários.