kelp beneficios
As pessoas estão incluindo a alga em sua alimentação, principalmente os vegetarianos. Confere os benefícios da kelp e o que pode fazer para seu organismo.
Você sabe o que é kelp?Também conhecida pelo nome laminariales, a kelp é uma alga marinha cultivada em todos os oceanos do mundo, estando presente, principalmente, nos oceanos Atlântico e Pacífico do norte, e no mar Báltico.
Sua aparência é de uma grande planta marinha e cresce em bosques submarinos (bosques de algas) de águas superficiais e claras, ricas em nutrientes. Por conta de suas inúmeras propriedades nutritivas, essa alga é muito usada para melhorar a saúde humana e para as plantações, uma vez que funciona como fertilizante natural.
As pessoas estão incluindo a alga em sua alimentação, principalmente os vegetarianos. Confere os benefícios da kelp e o que pode fazer para seu organismo.
Os derivados de alga são de modo geral muito benéficos para o organismo.Sabemos que este derivado da alga marinha homônima, geralmente é vendido como um pó biológico.
Esse gênero de algas é muito conhecido no mundo todo pelos seus benefícios ao organismo. É possível incorporar o kelp em diversas receitas com carnes, vegetarianas, e até preparos doces, de maneira que todas as propriedades serão aproveitadas, enquanto você aguça o seu paladar. Confira agora algumas deliciosas receitas com kelp.
Seu uso para a manutenção da saúde humana é poderoso e é possível graças aos seus nutrientes. Ela é rica em iodo, sódio, ferro, vanádio, silício, zinco e em boro. Durante o século XIX, a palavra “kelp” utilizava-se para se referir às algas e às cinzas obtidas da sua combustão, ricas em carbonato de sódio. Veja a seguir para que serve a Kelp e como aproveitar seus nutrientes:
Essas algas gigantes podem ser colhidas de maneira fácil, podendo ser usadas na produção de sabão e vidro, por conta da cinza das algas marinhas ricas em iodo.
A algina, que é um carboidrato provindo da alga, também pode ser aplicada para espessar produtos como molhos, pasta de dente, cremes e marmeladas. Por isso, a kelp é muito utilizada comercialmente em diversos países.
A kelp contém minerais poderosos para tratar diversos problemas de saúde do ser humano. O iodo é muito presente nessa alga e auxilia no combate a doenças na tireoide, uma vez que o mineral é necessário para que as glândulas funcionem perfeitamente.
Este elemento existe em cada célula do corpo, principalmente na tiroide onde é utilizado para produzir as hormonas T4 e T3, responsáveis pelo metabolismo corporal. Além disso, o iodo também ajuda na remoção de toxinas e tem propriedades antibacterianas.
Aliado a isso, essa alga serve para o processo de emagrecimento, ao contribuir com a regularização do trânsito intestinal, desintoxicação e ao prevenir doenças da própria tireoide. A fucoxantina é o que proporciona isso, uma vez que reduz significativamente o tecido adiposo.
Outro grande uso da kelp é para fins cancerígenos. Suas propriedades cancerígenas são ativas graças à presença de fucoxantina e fucoidina, combatendo cânceres de vários tipos como de pulmão, colón (intestino grosso), câncer de mama, do sangue (leucemia) e da próstata.
Por conta da presença do mineral lítio, essa alga também auxilia na prevenção de doenças como ansiedade, depressão, pensamentos obsessivo compulsivos, falta de atenção, entre outras.
É possível também tratar diabetes com a kelp. Ela é capaz de reduzir o nível de açúcar no sangue em pacientes diagnosticados com diabetes, proporcionando, assim, o controle glicêmico. Os níveis de colesterol também podem ser reduzidos com a ingestão da kelp, já que ela reduz os níveis de triglicérides e aumenta os níveis do bom colesterol.
A kelp serve também para os ossos, por ser rica em vitamina K. Ela ajuda a prevenir a doença de osteoporose, que prejudica os ossos, fortificando os mesmos. A presença de Fucoidina também auxilia nesse propósito, evitando a perda óssea relacionada com a idade avançada.
Para quem está iniciando o hábito de vegetarianismo, a ingestão de kelp também é benéfica por possuir a vitamina B12, na mesma proporção em que é encontrada no fígado animal.
Há muitas décadas, a kelp é usada via oral para fortalecer o crescimento das unhas e do cabelo. Nas unhas, essa alga age na recuperação do leito ungueal natural da unha quando o mesmo está danificado. Ela acelera a acumulação de leito ungueal após a remoção das unhas de acrílico, quando o leito natural fica comprometido. Para o cabelo, ela também é usada para estimular o crescimento, uma vez que é capaz de acelerá-lo e torná-lo mais forte e grosso.
Essa alga é capaz de agir como fertilizante natural, repondo minerais e estimulando o crescimento de micro-organismos. Essa alga concentra oligoelementos, que são utilizados por plantas de crescimento. Extratos dessa alga são capazes de aumentar a vida útil de legumes e frutas. Quando pulverizada sobre as folhas das plantas, as algas produzem um crescimento acelerado nas mesmas e aumentam a velocidade de germinação de sementes.
A kelp também contém citocininas, que controlam e regulam o crescimento. A divisão celular das plantas e sua ação fertilizante, durante o final da primavera e início do verão, é muito importante, pois é a época quando as plantas mudam de sua fase de crescimento vegetativo para produzir as frutas e flores.