Levedura de cerveja
A função nutritiva e suplementar do levedo de cerveja é devido à alta concentração de vitaminas do complexo B e os minerais presentes em grande quantidade.
A levedura nutricional tornou-se conhecida no Brasil recentemente. Em outros países, ela se tornou famosa entre os veganos e vegetarianos, por apresentarem um alto valor de nutrientes e tem o sabor que remete ao queijo. Em inglês, esta levedura é conhecida como “nutricional yeast”.
Aqui no Brasil, ela não é muito conhecida ainda, porém já aparece na receita de alguns pratos dos brasileiros. O produto não ainda não teve a mesma aceitação que outras leveduras, como o fermento, utilizado em bolos e pães, e a levedura de cerveja.
Os vegetarianos são os principais responsáveis por trazer este produto ao Brasil. E este público tem comprovado os seus valores nutricionais e proteicos, mostrando que é possível fazer a substituição de produtos animais de forma equilibrada e saudável.
A função nutritiva e suplementar do levedo de cerveja é devido à alta concentração de vitaminas do complexo B e os minerais presentes em grande quantidade.
Ela pode ser encontrada em diversos estabelecimentos comerciais, como em feiras, lojas de produtos naturais, mercados, lojas esportivas e shoppings centers.
Levedura nutricional está super na moda agora - e por boas razões. Ela tem um leve gosto de queijo, aumenta o sabor dos alimentos e também fornece um aumento de proteínas, fibras e cargas de vitaminas do complexo B. Naturalmente sem glúten e extraordinariamente universal, a levedura nutricional será sua próxima melhor amiga.
Os vegetarianos são os principais responsáveis por trazer este produto ao Brasil. E este público tem comprovado os seus valores nutricionais e proteicos, mostrando que é possível fazer a substituição de produtos animais de forma equilibrada e saudável.
A levedura nutricional é rica em vitaminas e nutrientes, com um alto valor proteico e uma grande concentração de vitaminas do complexo B, com destaque para a B12, tão importante para uma dieta vegetariana. Essa vitamina auxilia no bom funcionamento do sistema cerebral.
Neste texto, conheça mais sobre esta levedura e os seus benefícios. Boa leitura!
Esta levedura possui o nome científico Saccharomyces cerevisiae, que são microorganismos unicelulares. Eles possuem um formato oval e são reconhecidos como “fungos”, que é o seu nome popular. Este tipo de fungo é similar aos cogumelos, e também fazem parte do reino vegetal, mas as suas células não são fáceis de serem encontradas. Para serem reconhecidas, é necessária uma análise de microscópio.
O seu desenvolvimento para consumo requer muita atenção, pois para produzir um grama de levedura nutricional é necessário reunir cerca de 20 milhões de células. Por se tratar de um fungo, algumas pessoas podem ter certos preconceito ou “nojo”, mas isso deve ser deixado de lado, quando os seus nutrientes e proteínas podem melhorar a saúde do nosso corpo.
Os fungos estão presentes na alimentação humana há séculos. Você sabia que um deles foi muito importante para combater infecções? No período da Segunda Guerra Mundial, o farmacologista britânico Alexander Fleming desenvolveu, a partir do fungo de linhagem Penicillium notatum, a penicilina, um antibiótico muito potente e utilizado até hoje para o combate de doenças.
A produção do fungo é feita a partir de uma concentração rica em carboidratos, depois ele passa por um processo industrial, onde é lavado e seco. Durante o seu processo de fermentação, a levedura nutricional começa a concentrar as vitaminas do complexo B, como a cobalamina, conhecida como vitamina B12, geralmente encontrada em carnes ou ovos.
Por isso, o consumo da levedura nutricional é tão importante para os vegetarianos, pois garante que esta vitamina, essencial para o sistema cerebral, não falte para aqueles que retiraram a carne de sua dieta. A falta da vitamina B12 pode afetar a memória e apresentar sintomas de depressão.
O consumo desta levedura também pode contribuir com antioxidantes para o nosso corpo. Os nutrientes, presentes neste alimento, podem ajudar na saúde das células e retardar o seu envelhecimento.
A levedura nutricional também é uma fonte rica de selênio, proteínas e zinco. Outra vantagem do consumo desta levedura para o nosso corpo é ela que não possui uma grande quantidade de gorduras, não tem adição de açúcar, preservantes ou glúten.
O seu uso é muito versátil na culinária. No mercado, é possível encontrar a levedura com essências de outros alimentos, como defumados e queijos. A levedura nutricional pode ser adicionada em diversos pratos salgados, como sopas, cremes, purês ou legumes assados, garantindo um sabor que remete ao queijo e adicionando diversos nutrientes saudáveis para o prato.
O produto não é recomendado para pessoas que sofrem de candidíase, pois pode acentuar os sintomas. Por ser tratar de um fungo, a levedura nutricional pode alimentar a bactéria que causa essa doença, levando o seu desenvolvimento e complicações.
Pessoas que apresentam a doença de Crohn também devem evitar o consumo da levedura nutricional. Pesquisas apontam que o consumo deste produto pode causar reações para as pessoas que possuem esta doença, atingindo a produção de anticorpos e contribuindo para a inflamação intestinal.
Ao ingerir a levedura nutricional, e sentir algum sintoma de intolerância, interrompa imediatamente o seu consumo. Existem pessoas que apresentam intolerâncias à levedura, que também devem evitá-la. Para saber melhor sobre o seu consumo, e a quantidade indicada por dia, consulte um médio e saiba como aproveitar todas as propriedades deste alimento saudável e rico em nutrientes.