Em 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo uma resolução da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, proibiu o uso da noz-da-Índia em todo o Brasil. A resolução determina que a semente não pode ser fabricada, comercializada, distribuída ou importada no território nacional, seja adicionada em medicamentos e alimentos, para ser consumida in natura ou em qualquer outra forma de apresentação.
Muitos produtos contêm noz-da-Índia e são vendidos de forma irregular com a promessa de emagrecimento rápido. A Anvisa proíbe noz-da-Índia devido à associação do uso da semente a três mortes ocorridas no Brasil, as quais teriam sido causadas por intoxicação.
Recolhimento de produtos
Além de proibir a comercialização da noz-da-Índia, a Anvisa determinou que todo o estoque de produtos em cuja composição esteja a semente seja retirado do mercado. Outra medida tomada pela agência está relacionada à divulgação de alimentos e medicamentos, que foi proibida em qualquer meio de comunicação.
A agência reguladora também proibiu a comercialização de outra semente muito utilizada no processo de emagrecimento e bastante parecida com a noz-da-Índia, conhecida como Chapéu de Napoleão. Segundo a Anvisa, ela também é altamente tóxica.
Proibição em outros países
O Brasil não é o primeiro país a proibir a comercialização da noz-da-Índia. Em outros locais, como Austrália, Chile e Espanha, a semente é proibida, sob a alegação de que ela é capaz de gerar quadros graves de intoxicação, muitas vezes fatais para quem a consome.
O que o uso contínuo de noz-da-Índia pode causar
O quadro grave de intoxicação que a ingestão contínua da semente pode resultar é acompanhado por alguns sintomas, como:
- Diarreia
- Desidratação
- Cólicas abdominais
- Náuseas
- Dores de cabeça
- Tontura
- Hipotensão
- Problemas gástricos
- Taquicardia
- Alterações cardíacas
- Alterações renais
- Dispneia
O consumo da noz-da-Índia é associado ao emagrecimento rápido devido às propriedades laxativas e diuréticas da semente.
O que ocorre, na verdade, não é a perda de peso, mas sim de eletrólitos, substâncias responsáveis pela hidratação do corpo humano . A perda excessiva de eletrólitos leva à desidratação.
A noz-da-Índia, portanto, é um produto que pode causar intoxicação e, em alguns casos, levar à morte. A Anvisa também ressalta que os produtos à base da semente nunca foram registrados e eram vendidos de forma irregular, sempre associados à promessa de emagrecimento rápido.
Se você deseja emagrecer, o ideal é contar com o auxílio de um nutricionista ou outro profissional e seguir uma dieta balanceada, além da prática regular de atividades físicas. O uso de fórmulas emagrecedoras pode comprometer seriamente a saúde.