O sabugueiro é um arbusto, ou árvore pequena, cujo uso medicinal é muito difundido. Das bagas, folhas e flores desta planta fazem-se óleos e chás. Também é muito popular a aplicação culinária desta planta e seus derivados. Mas, quando o que se se busca são os efeitos terapêuticos, o banho de sabugueiro costuma ser o mais indicado.
Ele possui uma ação purificadora intensiva. É muito comum o uso deste tratamento, por exemplo, para cuidar da catapora. No Brasil, também se tornou usual o banho de sabugueiro para combater a dengue. Esta prática, aliada ao chá da planta, é conhecida por proporcionar uma rápida melhora. Ainda pode-se mencionar, entre os benefícios deste banho, a sua ação calmante. Veja, a seguir como preparar um banho de sabugueiro.
Preparando o banho de sabugueiro
Para preparar este banho você deve adquirir pelo menos 3 punhados de flores e folhas de sabugueiro. Também será preciso 2 litros de água para esta receita. Coloque o líquido mencionado no fogo e desligue assim que atingir o ponto de fervura. Acrescente então as flores e folhas de sabugueiro e tampe para fazer a infusão. A mistura deve descansar por algo em torno de 10 a 15 minutos.
Tomando o banho de sabugueiro
O ideal é que este banho seja feito em imersão. Para isto basta encher uma banheira com água quente na intensidade de sua preferência. Em seguida, misture a infusão nesta água.
O banho de imersão deve durar aproximadamente 20 minutos. Mas sabemos, é claro, que nem todos podem fazer o uso de uma banheira. Contudo, uma bacia para escalda-pés também poderá trazer os benefícios do banho de sabugueiro. Este é um processo simples, onde se deve encher a bacia com a infusão preparada anteriormente. A quantidade deve ser suficiente para que haja a completa imersão dos pés.
É importante que você esteja em uma posição confortável enquanto usa o banho nos pés, porque o relaxamento é um dos objetivos esperados neste procedimento. O tempo de imersão vai ficar ao seu critério, mas recomenda-se que seja de no mínimo 20 minutos. Sinta-se livre para ficar neste estado pelo tempo que for necessário.
Algumas pessoas gostam de aproveitar este momento para fazer massagens nos próprios pés. Uma dica boa para facilitar este processo é colocar bolinhas de gude no fundo da bacia. Basta passar a planta dos seus pés sobre elas para massagear enquanto relaxa com a sua infusão de sabugueiro.
Há quem goste também de complementar o escalda-pés com uma massagem posterior à imersão. Fica ao seu critério. O importante, é que fazer um banho de sabugueiro é bem simples. E você pode experimentar este tratamento para usufruir também dos muitos benefícios desta planta.