A quitosana, substância extraída dos crustáceos, age como uma fibra no organismo, e pode promover diversos benefícios à saúde, desde a redução de gordurinhas indesejadas, até prevenção do envelhecimento da pele. Conheça mais sobre quitosana benefícios, e as suas contraindicações.
Quitosana para que serve
Os principais relatos de benefícios da quitosana, envolvem o auxílio no combate ao excesso de peso. Essa vantagem é a mais fácil de ser observada, mas é consequência de diversos efeitos que essa substância causa no organismo.
O trânsito intestinal melhora. Essa substância trata-se de uma fibra, e como tal, age no trato intestinal de maneira que a flora é constantemente renovada, e a digestão é feita de modo a aproveitar os nutrientes ao máximo.
Você fica mais satisfeito. Justamente a digestão mais lenta das fibras faz com que você se sinta satisfeito por muito mais tempo, sem ficar com a sensação de estômago vazio, agindo diretamente no combate aos exageros na hora da alimentação.
A gordura não é absorvida. Ao entrar em contato com os ácidos estomacais, os elementos químicos que formam a fibra a quitosana se rearranjam, de modo que se transformam em um gel que encapsula a gordura, fazendo com que ela não entre em contato com o trato digestivos, impedindo a sua absorção.
Também controla o colesterol, uma vez que ele também é uma forma de gordura. Há estudos que comprovam a eficácia no combate ao acúmulo de LDL, o colesterol ruim que pode causar complicações.
A pele, as unhas e os cabelos entendem dos beneficiosda quitosana. A ingestão dessa fibra faz com que a produção de colágeno seja estimulada, favorecendo a renovação da pele e das unhas, além de melhorar a aparência dos cabelos.
Ao se aliar o benefício do acúmulo de colágeno, estímulo na coagulação sanguínea, e atividade antimicrobiana da quitosana, ela se mostra sem uma grande ferramenta para ajudar na cicatrização de feridas.
Quitosana Contraindicações
Há alguns cuidados que devem ser tomados na hora de ingerir a quitosana. As pessoas que devem prestar mais atenção são aquelas com históricos de alergia a frutos-do-mar, uma vez que essa fibra se deriva da casca de crustáceos.
Como a quitosana interfere diretamente na absorção intestinal, pacientes com doenças que comprometem essa função devem ter muita cautela, e procurar um médico antes de iniciar o consumo.
Grávidas, lactantes, hipertensos e diabéticos devem procurar atendimento profissional para entender como a quitosana age no organismo, e se os benefícios irão superar os efeitos colaterais que podem surgir para esses quadros específicos.
Antes de consumir qualquer tipo de medicamento, seja de origem natural ou não, procure um médico para saber como ele irá funcionar no SEU organismo. O emagrecimento se torna mais evidente quando é aliado a práticas físicas e alimentação balanceada. A quitosana apresenta inúmeros benefícios ao organismo, mas deve ser levada a sério como qualquer outro tratamento.