Já tem algum tempo que o adoçante à base de Stévia virou febre entre os famosos e contagiou praticamente todo mundo que busca levar uma alimentação balanceada e, principalmente, eliminar alguns quilinhos. Mas você conhece de verdade os benefícios da Stévia? Quanto mais informações tivermos a respeito dos alimentos que consumimos, melhor, por isso, vamos lá!
Quais são os benefícios da Stévia?
A stévia não tem calorias
Existem muitas opções de adoçantes no mercado, por isso, é interessante saber quais são os benefícios da Stévia em relação a eles e também ao açúcar comum.
O primeiro ponto positivo é que a Stévia é bem doce e não tem calorias e isso ajuda muito no controle do peso , já que pode amenizar muito aquele desejo incontrolável de comer doces.
Para diabéticos
Para quem sofre com diabetes, também é uma ótima opção, porque auxilia no controle desse problema. A Stévia é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, na verdade, índice zero e isso a faz ser muito segura para quem é diabético ou para quem tem propensão a desenvolver a doença e deseja prevenir.
Para hipertensos
Alguns estudos constataram a eficiência da Stevia para reduzir a pressão arterial. Mas o ponto que merece destaque é que isso acontece apenas com indivíduos que já sofram com a pressão elevada, sem atingir aqueles que têm a pressão regulada. Isso significa que, para quem é saudável nesse aspecto, a Stevia não corre o risco de causar hipotensão, que também é muito perigosa para a saúde.
Contra o câncer
Outra vantagem do adoçante natural são as suas propriedades anticâncer: de acordo com um estudo publicado na Nutrition and Cancer, o consumo da Stévia pode estar associado com a redução dos índices de câncer de mama. Segundo essa pesquisa, ela contribui com a morte das células cancerosas, freando o crescimento do tumor.
Saúde bucal
Até mesmo os seus dentes são beneficiados com o consumo da Stévia! Ela contém polióis, substâncias normalmente presentes nos cremes dentais, que impedem que as bactérias dentárias fiquem nos dentes.
Combate a candidíase
Mais um benefício surpreendente da Stévia é a sua capacidade de combater a candidíase: fungo presente no intestino de todos os seres humanos, mas que em algumas pessoas se manifesta, podendo causar desconforto e problemas de saúde (mesmo não sendo graves).
A fermentação do açúcar no intestino é um dos fatores que desencadeia crises de candidíase, portanto, ao substituir o açúcar pela stévia, esse elemento é retirado.
Uma vantagem é que as propriedades da Stévia são capazes de se manter inalteradas em temperaturas de até 200°C, é por isso que ela é uma ótima pedida para o preparo de receitas que serão cozidas no forno ou que vão ao fogo.
Diferentes formas da planta podem ser encontradas: Stévia natural, isto é, em seu formato de planta, podendo ser usada para fazer chá de stévia ou colocar na comida para dar um efeito agridoce; Stévia pura, em forma de líquido, podendo ser usada como adoçante ou ainda stévia em pó.