O maracujá é uma das frutas mais comuns e apreciadas no Brasil e no mundo. Por isso, é fácil achá-lo: basta ir à feira ou ao supermercado para adquirir esse famoso alimento. Mas, além de ser muito saboroso, as propriedades do maracujá trazem inúmeras vantagens ao seu corpo. Elencamos 5 benefícios do maracujá para a sua saúde. Veja!
Benefícios do maracujá e o sistema imunológico
Quando você consome maracujá com certa regularidade, o seu sistema imunológico começa a se fortalecer. Isso significa que você passa a estar mais protegido de doenças advindas de agentes patogênicos. Entre os exemplos dessas enfermidades estão todas as doenças causadas por bactérias, vírus e toxinas.
Duas das causas desse fortalecimento são as vitaminas C e a beta-criptoxantina, que existem em excesso no maracujá. Há outros benefícios da presença desses agentes, como o combate às doenças cardíacas e ao envelhecimento precoce. Por serem antioxidantes, tais componentes combatem os radicais livres que podem prejudicar os órgãos quando são acometidos por esses problemas.
Melhora seu humor
A expressão “tomar chá de Maracugina” se refere a alguém que se acalmou repentinamente. Maracugina é um famoso remédio fitoterápico extraído da fruta. Isso porque uma das propriedades do maracujá é relaxar o sistema nervoso e até mesmo induzir ao sono. Com isso, é mais fácil manter o humor em dia, evitando depressão, ansiedade e, evidentemente, a insônia.
A razão para esse efeito de calmante do maracujá são os alcaloides e fitonutrientes, que possuem um efeito de sedativo leve. Essas propriedades naturais são tão eficientes que muitos médicos recomendam suplementos naturais à base da fruta para pessoas com problemas emocionais graves. Ao contrário dos remédios comumente utilizados no tratamento desses distúrbios, o maracujá não causa efeitos colaterais.
Protege os olhos
Um dos benefícios do maracujá é que ele leva muita vitamina A ao organismo. Ela protege os olhos, evitando doenças como catarata e cegueira noturna, além de manter longe a degeneração macular. Juntamente com a Vitamina C e os flavonoides, ela evita problemas advindos dos radicais livres, mantendo as mucosas e membranas longe de doenças.
Excelente para a digestão
Pessoas com problemas de digestão muitas vezes sofrem da carência de fibras. A flora intestinal não consegue trabalhar normalmente, e o bolo fecal não possui a umidade suficiente para garantir uma evacuação. No entanto, ao consumir maracujá, você ganha em fibras, principalmente as solúveis, além de ter a umidade necessária para ser utilizada no trato digestivo.
Combate o câncer
Além de intensificar seu sistema imunológico, as propriedades do maracujá têm características anticancerígenas. Alguns tumores são combatidos com compostos fenólicos, flavonoides e vitamina A, que estão presentes no maracujá. Além disso, contém os antioxidantes, que combatem os radicais livres, famosos causadores de câncer. Já existem pesquisas que demonstram que uma dieta à base de flavonoides ajuda a eliminar câncer.