Ao buscar o emagrecimento, muita gente enche o prato de verduras acreditando que esta será a forma ideal para perder peso. Obviamente, as verduras e os legumes são alimentos importantes para o corpo humano e devem ser ingeridos diariamente, se possível em quantidades abundantes.
O que pouca gente sabe é que nem todas as verduras nos fazem escapar dos quilinhos a mais. Existem alguns alimentos dessa classe que, apesar de saudáveis, também podem contribuir para o ganho de peso e, por isso, é necessário ter cautela ao fazer a sua ingestão.
A beterraba é uma verdura que desperta grandes dúvidas aos adeptos da dieta. Hoje, portanto, iremos solucionar essas questões e descobrir se a beterraba pode fazer parte da dieta de emagrecimento ou deve ser deixada de lado para o consumo em outros momentos.
Beterraba engorda ou emagrece?
A beterraba é uma verdura bastante consistente e que possui o sabor adocicado. Essas características levam muitas pessoas a pensarem que a beterraba engorda. No entanto, a desconfiança em relação à verdura é infundada. A beterraba possui diversas características que, além de não influenciarem num aumento de peso, também auxiliam a emagrecer.
Entre essas características, está sua baixa dose glicêmica, fazendo com que o alimento não estimule um acúmulo de gordura. Por esse motivo, mesmo com o sabor doce, a beterraba possui índices baixíssimos de açúcar e pode ser consumida à vontade por quem está em processo de perda de peso.
Outra característica importante que prova que a beterraba emagrece é sua função no trato intestinal. Rica em fibras, a verdura ajuda a regular o intestino, fazendo com que o corpo absorva os nutrientes necessários e elimine as toxinas presentes nos alimentos que ingerimos.
As fibras alimentares também influenciam em uma maior sensação de saciedade. Dessa forma, quem consome a beterraba sente-se mais satisfeito e consegue controlar melhor o apetite durante as refeições. Ao incluir a beterraba, você pode comer menos e manter a dieta sem passar fome.
Por fim, a beterraba também é rica em nutrientes que são muito benéficos ao corpo humano e, por isso, proporciona um melhor funcionamento dos órgãos, o que também influencia na aceleração do metabolismo e, consequentemente, no emagrecimento.
Então, agora que você já sabe que a beterraba não engorda, pode introduzi-la à vontade em sua dieta!