A castanha do Pará emagrece quando consumida de maneira correta. É uma semente brasileira conhecida pelos seus inúmeros benefícios e a sua riqueza em minerais que atuam na regulação do organismo. É muito procurada por pessoas que buscam perder peso sem precisar abrir mão do sabor, mas que estão dispostas a pequenas mudanças no cardápio.
Como a castanha do Pará age no organismo para o emagrecimento?
Um dos principais componentes que constituem a castanha do Pará, é o selênio. Os radicais livres no corpo agem como “ladrões de energia”, o alimento consumido tem a sua energia calórica absorvida pelos radicais livres, enquanto a massa, propriamente dita, continua sendo digerida pelo organismo, e como não pode ser usada no momento, pois o corpo está com energia sobrando, ela é armazenada em forma de gordura.
O selênio age como um poderoso antioxidante, que captura e neutraliza os radicais livres, assim, é o próprio organismo que absorve essa energia provinda da alimentação, e a massa não precisa ser guardada como uma reserva energética.
Esse elemento ainda consegue regular as funções hormonais do corpo, atuando, inclusive, na glândula da tireoide, umas das grandes vilãs quando se fala em combater peso. O excesso de hormônios produzido por ela é capaz de deixar o metabolismo mais lento, prejudicando a digestão, e fazendo com que a gordura se acumule em diversos pontos do corpo.
A castanha do Pará conta com toda a necessidade de diária de selênio, sendo uma opção incrível para quem busca reduzir o peso, mas deve ser consumida com cautela, pois em grandes quantidades é capaz de intoxicar o organismo, e promover o aumento de peso, uma vez que é uma semente rica em gordura. Apenas uma por dia é o suficiente.
A castanha do Pará emagrece mesmo?
Segundo pesquisadores, sim. Ela pode ser uma grande aliada na perda de peso, devido às suas altas concentrações de selênio, que regula o metabolismo e garante que o seu organismo não armazena mais gordura que o necessário para a manutenção.
Ele consegue atuar na produção de hormônios, e no colesterol ruim, que também é uma forma de gordura indesejada.
O selênio presente na castanha do Pará, além de ser antioxidante, estimula o corpo a produzir substâncias que também atuam contra os radicais livres, sendo um benefício duplo. A sua energia deixa de ser roubada por elementos que favorecem o surgimento de gordura, e será usada conforme é o ideal para se manter o peso, ou até mesmo reduzi-lo.
Novos estudos, ainda, apontam que os ácidos graxos, presentes em abundância na castanha do Pará, atuam contra a gordura que se localiza na região do abdômen, a principal fonte de incômodo para muitas pessoas que estão um pouco acima do peso. A castanha do pará é sim um alimento importante para a perda de peso, mas que deve ser ingerido com cautela.