A medicina oriental já sabe que a Centella Asiática é uma planta com propriedades milagrosas há milhares de anos, mas a utilização deste ingrediente em medicamentos, loções e cremes nas sociedades ocidentais trouxe um renascimento da sua utilização.
O creme de Centella Asiática é uma das aplicações mais populares da erva, e tem sido amplamente comercializado devido aos seus muitos benefícios para a pele.
Composição do creme de Centella Asiática
Os benefícios dos cremes que contêm Centella Asiática na composição vão além do efeito hidrante que eles proporcionam à pele. A composição em creme auxilia na absorção dos seus componentes, que atuam principalmente em fórmulas antienvelhecimento, na cicatrização de ferimentos e na manutenção da saúde geral da pele.
O principal componente ativo dos cremes, que tem a Centella Asiática na base, são as Saponinas, um tipo de fitonutriente químico que tem diversas utilizações, mas que nos cremes atua para manter a textura do produto e conceder propriedades antimicrobianas e antifúngicas. As saponinas do creme com Centella Asiática são especiais, pois atuam também na cicatrização de feridas e efeitos vasculares.
O creme contém ainda diversas substâncias que atuam na pele para potencializar os efeitos da Centella Asiática, incluindo fitosteróis, taninos, mucilagens, flavonoides, ácidos graxos e outros componentes.
Atuação
O creme da Centella Asiática também tem um importante papel na síntese do colágeno, o que confere à formula propriedades rejuvenescedoras, pois a perda do colágeno na pele é o maior responsável pelo enrugamento e flacidez da pele.
Além disso, o poder de cicatrização de feridas na pele atribuído ao creme da Centella Asiática já foi comprovado em estudo clínicos, com um aumento da síntese de colágeno no local machucado e incremento da regeneração celular.
A Centella Asiática também é uma importante fonte de Triterpenos, uma classe de compostos químicos que atua para aumentar a resistência à tração e no tratamento de tecidos com algum tipo de dano.
Este é mais um componente que auxilia no tratamento de feridas e estudos mostram que também podem fortalecer a pele, aumentando o fluxo de sangue e a quantidade de antioxidantes na área em que for aplicados.
O creme contém ainda diversas substâncias que atuam na pele para potencializar os efeitos da Centella Asiática, incluindo fitosteróis, taninos, mucilagens, flavonoides, ácidos graxos e outros componentes.
Consulte um médico
Apesar da baixa incidência de efeitos colaterais advindos da sua utilização, qualquer aplicação do creme de Centella Asiática, principalmente para casos de ferimentos e queimaduras, deve ser orientada por um dermatologista. O profissional vai avaliar a composição do produto e indicar a melhor estratégia de tratamento.