A Centella Asiática é uma planta medicinal que tem sido utilizada há milhares de anos na Ayurveda, a tradicional medicina indiana. Também conhecida como “Gotu Kola” ou “farmácia em uma erva”, a Centella Asiática é uma das ervas Brahmi, ou seja, uma planta considerada divina, com propriedades de aumento da longevidade, incremento das funções cerebrais e no tratamento de diversas doenças.
Descrição na Ayurveda
Na Ayurveda, a Centella Asiática tem sido usada mais comumente como como um Medhya Rasayana, ou seja, uma erva nootrópica que retarda e regenera os tecidos cerebrais. Além disso, tem funções anti-estresse e adaptógenos, melhorando a memória e a acuidade mental.
Por ser uma planta vasodilatadora e estimular a produção de colágeno, a Centella Asiática também é utilizada na Ayurveda para tratar os efeitos na pele de diversas doenças, como hanseníase, lúpus e erupções, além de ser utilizada para aliviar a celulite.
Posição de Destaque
A Centella Asiática tem sido considerada uma protagonista entre as plantas medicinais da Ayurveda. Além de seus efeitos medicinais, também melhora a capacidade de meditação e é aclamada como a mais espiritual de todas as ervas.
Existem diversas citações à Centella Asiática na Susruta Samhita, um livro clássico da Ayurveda que é considerado como o primeiro livro de cirurgia da história da medicina. As citações exaltam os benefícios da erva no tratamento de condições relacionada à pele, problemas urinários e questões do aparelho reprodutor feminino.
Citações clássicas
No verso 4 da Susruta Samhita, a Centella Asiática é chamada de Manduka-parni, e é receitada como um suco expresso com leite para ser consumida acompanhada dos mantras apropriados, um ritual que deve ser realizado todos os dias por três meses. Segundo a receita, isso garantiria “uma vida longa de cem anos no pleno vigor da memória retentiva e faculdades intelectuais”.
No verso seguinte da Susruta Samhita, o verso 5, apresenta ainda mais detalhes do processo de elevação mental, com melhora significativa na memória de quem consome a Centella Asiática. “O uso contínuo por uma semana melhora a memória, o intelecto e transmite um brilho celestial à pele”.
Após a segunda semana de consumo seguindo a instrução da Susruta Samhita, “velhas memórias esquecidas são revividas” e aumenta a capacidade de escrever livros. Continuar a tomar o suco depois de 21 dias “remove todas as características não auspiciosas do corpo e da mente, a deusa da aprendizagem aparece incorporada na mente do usuário e vem correndo para a sua memória”.
O verso 6 da Susruta Samhita também associa o consumo da Centella Asiática com beleza na pele e “faculdades intelectuais inigualáveis”. Neste verso também é indicada para o tratamento de doenças cutâneas, epilepsia, insanidade, além de efeitos de venenos e maus espíritos. A Centella Asiática também tem destaque no 1º capítulo do Caraka-Samhita, com efeitos positivos na pele e no cérebro.