Existem diversas plantas e ervas que podem prover benefícios ao corpo humano . A forma mais comum de consumi-las é por meio do chá, uma infusão de água quente que, além de saborosa, também ajuda a aquecer nos dias mais frios.
Por esse motivo, conhecer diferentes tipos de chá auxilia em momentos em que precisamos dos famosos remédios caseiros, seja para aliviar uma dor de cabeça, para aliar o chá a alguma dieta ou para complementar um tratamento de saúde, como o chá de centella asiática.
O chá de centella asiática é uma bebida diferente , porém facilmente encontrada no país. Isso porque, apesar do nome, a planta tem origem no Brasil e é encontrada em várias regiões.
Por mais que a centella asiática não seja muito popular em nosso país, existem diversos motivos para consumir o chá desta planta. Hoje iremos descobrir como tomar centella asiática e saber mais sobre as dosagens recomendadas para consumo.
O chá de centella asiática é muito utilizado para fins estéticos, pois estimula a rigidez da pele , prevenindo e combatendo a flacidez e as celulites. Mas, além deste fim, o chá possui diversos outros efeitos medicinais que podem auxiliar no tratamento de doenças. Com um sabor característico, o chá de centella asiática tem fácil e rápido preparo e pode ser ingerido por pessoas de todas as idades. Confira a receita!
Chá de centella asiática
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Rendimento: 2 porções
Ingredientes
- 500 ml de água
- 1 colher de sopa da centella asiática
Modo de preparo
- Em um recipiente, esquente a água.
- Adicione as ervas à água quente.
- Mantenha a mistura no fogo até que a água alcance a fervura.
- Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo.
- Deixe o recipiente tampado para que a infusão ocorra por mais dez minutos.
- Após terminar a infusão, coe os restos da planta
- Espere a temperatura diminuir e sirva-se!
Centella asiática: dosagem
A dosagem do chá de centella asiática é estabelecida de acordo com o benefício que o usuário pretende receber. O consumo deve ser realizado diariamente, a partir de duas xícaras do chá, para que as substâncias presentes em sua composição possam prover os efeitos positivos que a planta oferece.
No entanto, mesmo para auxiliar no tratamento de problemas de saúde ou no uso do chá aliado à dieta de emagrecimento, o ideal é ingerir até três xícaras do chá por dia , para que seu efeito diurético seja positivo, porém não cause desidratação.