Porque é importante tomar chá de ginseng
Tomar chá de ginseng é bastante eficaz para dar energia a quem consome, a planta age como um tônico e era essa uma das finalidades para a qual já era usada na antiguidade. Por isso essa é a maior fama da Panax Ginseng.
O que muita gente pode não saber é que o chá de ginseng tem poderes fitoterápicos para tratamento de muitas doenças, inclusive para controlar os níveis de glicose no sangue. nEntre os benefícios de se fazer uso do chá de ginseng está o de contribuir para uma melhor circulação e controlar a pressão arterial.
Nesse contexto, a planta também tem eficácia comprovada para melhora dos sintomas de disfunção erétil justamente pelo fato de contribuir para um fluir adequado da circulação sanguínea e dessa maneira atuar como auxílio no tratamento desse tipo de disfunção. Outro fator é que a raiz estimula a produção da noradrenalina, um tipo de neurotransmissor que atua na libido.
Ao lado da popularidade de ser energética, o chá de ginseng costuma ser lembrado por seu potencial de aumentar a concentração e a capacidade cognitiva das pessoas. Por agir como um tônico cerebral, reduzindo os níveis de cortisol, o hormônio do estress, o ginseng diminui o cansaço e a fadiga e inicia um ciclo virtuoso de redução de fadiga ou estress – melhora na concentração – mais satisfação pessoal – menos estress.
Sua ação imunoestimulante ajuda a aumentar a imunidade, o que é especialmente recomendado para pessoas idosas que possuem tendência a uma redução natural da imunidade. Nas farmácias ou supermercados as formas mais comuns de se encontrar ginseng são em pó, para preparo de infusão ou em cápsulas.
Cuidados
Seja em cápsulas ou no uso por meio dos chás, é importante estar atento a quantidade adequada de consumo do chá porque embora seja um remédio natural tomar ginseng em quantidade excessiva pode provocar alguns efeitos colaterais como dores de cabeça, náuseas e taquicardia, que acontece em pessoas mais sensíveis aos efeitos estimulantes da planta.
É sempre recomendável consultar um médico ou um fitoterapeuta capaz de indicar a quantidade necessária de acordo com o efeito desejado. Geralmente o ideal é não exceder 2,5 gramas de ginseng por dia ao tomar o chá.
Pessoas muito sensíveis aos efeitos devem usar com muita cautela, e não é indicado em qualquer hipótese para mulheres gestantes. Quanto ao período para consumo, deve-se tomar o chá de ginseng por até 3 semanas, e a partir daí dar uma pausa prolongada e retomar, caso ainda haja necessidade.