O alho negro, uma variação do alho comum que costumamos utilizar no preparo de refeições, se destaca por ser um tempero com sabor e aroma bastante peculiares. Muitas pessoas, porém, ainda desconhecem o alho negro e não sabem que é possível, inclusive, prepará-lo em casa, de uma maneira simples.
Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como fazer alho negro. Se você gosta de utilizar o alho comum no preparo de receitas e pratos saborosos e saudáveis, não deixe de incluir essa variação no seu cardápio, que dará um sabor incrível às refeições.
Preparar o alho negro em casa é um processo natural e bastante simples, embora leve algum tempo para ficar pronto. Mas você com certeza sentirá que vale a pena esperar por esse maravilhoso tempero!
O alho negro se diferencia do alho comum pela coloração que adquire (casca dourada com dentes pretos – por isso o nome) e pelas propriedades, sendo considerado até mesmo um super alho. Portanto, você pode utilizá-lo nos seus pratos preferidos e em diversas receitas: saladas, massas, molhos, carnes, vinagretes e vinagretes são apenas alguns exemplos. Ele pode até mesmo ser o ingrediente principal em algumas receitas.
O alho negro possui inúmeras características únicas, que fizeram com que ele se espalhasse pelo mundo de maneira muito rápida, mas ainda não é tão conhecido da culinária popular. O seu sabor adocicado e ácido é extremamente versátil, e substitui o alho comum em muitas situações. Para inseri-lo na sua dieta, basta encontrar a maneira de consumir que mais agrade o seu paladar.
Receita de alho negro
- Tempo de preparo: 21 dias
- Rendimento: a mesma quantia utilizada de alho
Ingredientes e utensílios
- Algumas cabeças de alho de boa qualidade;
- Panela elétrica de arroz;
- Papel manteiga;
- Papel alumínio;
- Fita isolante;
Modo de preparo
- Cubra toda a parte interna da panela elétrica de arroz com papel alumínio. Depois de feito isso, cubra a primeira camada com papel manteiga.
- Coloque algumas cabeças de alho no fundo da panela.
- Envolva-as com os papeis manteiga e alumínio. Então, coloque mais uma camada de papel alumínio por cima.
- Passe fita isolante em todas as saídas de vapor da panela, a fim de evitar que o alho perca toda a umidade.
- Ligue a panela e deixe-a na função de aquecimento por um período de 21 dias.
- No 21º dia, retire a fita isolante e mantenha a panela ligada por mais 5 horas.
- Conserve o alho negro na geladeira.
Agora que você aprendeu como fazer alho negro, não perca tempo e inclua esse tempero tão benéfico na sua dieta. A receita é simples e você não vai se arrepender de prepará-la em casa, além de incrementar suas refeições com um sabor delicioso.