O xarope de bordo é feito a partir da seiva extraída diretamente da árvore Bordo Canadense, que é bastante abundante no Canadá, o que fez a folha dessa árvore estar presente até na bandeira do país. Quer saber mais sobre como fazer xarope de bordo? Continue a leitura desse artigo que preparamos para você!
Extração da seiva de bordo
Para esse procedimento, é fundamental que a árvore esteja na estação adequada, que favorece a extração da seiva. É fácil identificar essa estação: é quando a temperatura está próxima de 0ºC.
Fora da época ideal para a extração da seiva, ela terá pouco nível de açúcar e um sabor desagradável, além de estar com coloração mais escura. A seiva extraída na época ideal possui coloração amarelada e é rica em açúcares.
A árvore de bordo ideal para a extração deve ter no mínimo 25 centímetros de diâmetro, mas quanto maior, melhor a qualidade da seiva extraída. Mas é importante certificar-se de que a árvore está em seu terreno, ou solicitar permissão ao dono do terreno em que a árvore está.
É necessário, então, encontrar uma canícola ou torneira apropriada para a extração e seivas. Na internet, é possível encontrar diversos modelos para cumprirem essa função. Além disso, é preciso ter um balde ou outro tipo de recipiente devidamente limpo para a coleta.
Com os instrumentos em mãos, é necessário fazer um furo inclinado no tronco da árvore e acople a torneira ou canícola, logo em seguida posicionar o seu recipiente para coleta. Após a coleta desse ingrediente fundamental, é que se inicia a produção do xarope de bordo.
Fazer o xarope de bordo a partir da seiva
Com 37 litros de seiva, é possível produzir aproximadamente 1 litro de xarope de bordo. Após a coleta da seiva, é preciso tampar ou fechar a torneira para evitar a perda da substância, infestação de insetos e, também, a contaminação da árvore.
Para fazer o xarope, primeiramente é preciso filtrar a seiva, para que sejam removidos os resíduos aparentes. Após, é necessário que se faça uma fogueira em ambiente externo ou onde haja grande ventilação, já que a preparação do xarope tem como principal objetivo remover a água presente na seiva, o que gera muita evaporação
Então, adiciona-se a seiva em uma panela, mas não até a borda, para evitar que o conteúdo seja derramado durante a fervura. Coloca-se a panela no fogo e deixa-se ferver. Esse processo pode demorar horas, e não deve ser pausado.
Quando a quantidade de seiva diminuir, adiciona-se mais e mantém-se a fervura até que não haja mais seiva para acrescentar. Quando a mistura estiver em uma temperatura próxima a 103ºC (existe um termômetro apropriado para esse fim), retira-se da fervura.
Com um filtro de pano, filtra-se o xarope ainda quente, pouco depois de retirá-lo do fogo. Depois, o xarope de bordo deve ser armazenado em um recipiente fechado, para manter suas características originais.