A busca por alimentos que façam bem à saúde tem aumentado à medida que novos estudos e novas substâncias são descobertas. Alguns alimentos, que já tinham fama – merecida – de benfeitores para o corpo, são cada vez mais exaltados, indicados e potencializados de alguma forma, seja na união com outro alimento ou ainda numa nova espécie descoberta. É assim com a geleia real. E é disso que este texto trata como tomar geleia real.
Como fazer geleia real?
A geleia real não é produzida pelo homem, mas sim pelas próprias abelhas na colmeia. No entanto, é possível criar condições propícias para a produção. Ao retirar a abelha rainha da colmeia, as abelhas operárias são incentivadas a produzir geleia real.
No entanto, se você deseja comercializar esse produto, é bom se planejar. Já que as abelhas não possuem periodicidade para produzir a geleia. Você pode planejar a produção, em uma colmeia que não possua abelha rainha, ou que ela fique separada, por exemplo. Chama-se essas colméias de “órfãs”.
Geleia real: como consumir?
Uso interno
Ela pode ser vendida ‘in natura’, (é aconselhável que ela seja mantida congelada), sendo adicionada no mel, que é o mais indicado. Ainda tem as cápsulas ou comprimidos, que são colocadas debaixo da língua. O recomendável é ingerir 1 grama em jejum, uma vez ao dia. Mas é sempre importante a consulta com um especialista.
Segundo Mauro Martins, especialista em produtos naturais, é importante que a geléia real ‘in natura’,seja mantida congelada para que ela não perca os benefícios para a saúde, além de poder ficar tóxica quando descongelada por algum tempo. Como exemplo ele cita a carne, que também pode estragar dessa forma.
Martins ainda sugere que a geleia real seja consumida pegando pequenas porções com a ajuda de uma espátula de plástico ou que tenha um cabo protetor, seja de plástico ou borracha. Isso é importante, pois o Ph da geléia é diferente do Ph do corpo humano. A condução desse Ph para a geléia pode diminuir os benefícios.
Com essa espátula, deve-se pegar uma quantidade que equivalha a, mais ou menos, meio caroço de feijão. Depois disso, colocar debaixo da língua, ou região sublingual e deixar que descongele naturalmente. Sendo assim, a mucosa fará a absorção. O recomendável para o consumo da geleia dessa forma, de acordo com Martins, é de uma vez por dia, em jejum, antes do café da manhã.
Outra maneira utilizada pela indústria para a venda da geleia real são as cápsulas de geleia real liofilizada, ou seja, que passam por um processo em que a água contida nela é evaporada e as substâncias são preservadas, fazendo com que o produto dure por bastante tempo, assim como são feitas as comidas de astronautas.
Uso externo
Para quem pretende utilizar com fins estéticos, a geleia real pode ser encontrada dentro de produtos próprios para a pele ou cabelo, ou ainda ser usado ‘in natura’ como uma máscara. Utilizando como antirrugas, o recomendável é aplicar no rosto duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir.
Geleia real: onde comprar?
O ideal seria adquirir diretamente com um apicultor, porém como isso nem sempre é possível, o melhor é comprar em lojas que garantam um produto fresco ou em farmácias. Além disso, na internet é possível acessar lojas de produtos naturais que enviarão o produto direto para a casa do consumidor. Os preços de geleia real variam. É possível encontrá-la por valores entre R$20 e R$80.