Qual é a composição da geleia real?
Quem nunca ouviu falar da geleia real? Mas você já viu pessoalmente este produto? Hoje nós falaremos da composição da geleia real, que apesar de estar relacionado às abelhas, em nada é parecida com o mel. Sua aparência é cremosa, com uma consistência que lembra a do leite condensado.
A cor amarela clara da geleia real também lembra este outro produto. Quanto ao cheiro e o sabor, são fortes e característicos. Ela é produzida através da secreção glandular de abelhas operárias jovens. É destinada exclusivamente à alimentação das larvas da rainha da colmeia. É daí que surge seu nome.
A geleia real foi compreendida pela primeira vez através do naturalista François Huber, no século XVIII. Foi o suíço que notou o líquido especial que era depositado nas celas a ser ocupadas pelas larvas da abelha-rainha. É justamente este componente o responsável por transformar estas larvas em rainhas.
A medicina tradicional chinesa já fazia o uso da geleia real desde muito tempo. Já no ocidente o consumo deste produto remonta à Grécia Antiga. Até mesmo o filósofo Aristóteles mencionou a substância em seus escritos.
A riqueza nutricional da geleia real
Devido à sua natureza nutritiva, a geleia real é um dos alimentos mais ricos que podem ser encontrados na natureza. Sua composição traz mais de 100 substâncias diferentes, entre essas, carboidratos, vitaminas, enzimas e minerais.
Este composto vai agir, dentre outras coisas, no processo de regeneração celular. Além de possuir um grande fator antibacteriano, combatendo, por exemplo, a Escherichia coli e a Salmonela. Mas afinal, qual é a composição da geleia real?
A composição da geleia real costuma ser de 66% água, 13% carboidratos, 12% proteínas, lipídios, vitaminas, enzimas e coenzimas. Os sais minerais somam 1%. Há 21 aminoácidos presentes neste produto. São exemplos: leucina, lisina, valina, arginina, isoleucina e fenilalanina. Entre os minerais estão presentes enxofre, potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre, etc.
As vitaminas, importantes componentes da geleia real, estão presentes com a B1, B2, B5, B6 e B12. Além de inositol e ácido fólico. As vitaminas C, D e E, por fim, são encontradas em pequenas doses na substância.
Como mencionado há ainda um fator antibacteriano presente na geleia real e que combate ativamente determinadas bactérias. O resultado de tudo isto é uma combinação poderosa de elementos que só tem benefícios para agregar ao seu organismo.
A pureza da geleia real vai ter ação fortificante no corpo humano, além de controlar as funções gástricas. Ela pode ainda promover a melhora cognitiva, mantendo o seu cérebro sempre jovem. O produto também é conhecido por aumentar a capacidade física, dando maior disposição a quem o consome.
Além de tudo a substância faz bem à pele, tonificando e combatendo rugas e flacidez. O produto chega até mesmo a trabalhar para amenizar males como a acne.
Não é à toa que ainda hoje a geleia real é considerada um dos mais ricos e completos alimentos presentes na natureza. Introduza este produto na sua dieta em pequenas doses diárias.