As plantas medicinais são muito utilizadas em tratamentos alternativos, sejam eles de saúde ou de estética. No entanto, antes de utilizar qualquer substância, é importante saber um pouco mais sobre suas propriedades e efeitos, de modo que estes não causem problemas relacionados a contra-indicações. Você sabe, por exemplo, quais são as contraindicações da equinácea?
Ao fazer uso da equinácea também é necessário ter esse cuidado em relação às suas contraindicações . Por esse motivo, nesta publicação iremos falar sobre algumas características que não são adequadas para usuários de equinácea e devem ser prevenidas durante o uso.
Contraindicações da equinácea
Mulheres grávidas
A equinácea não é indicada para gestantes devido a uma série de efeitos colaterais que a ingestão da planta ou do chá dela podem causa. Entre eles está o vômito, náuseas e tonturas, condições que já podem acontecer naturalmente na gravidez e, portanto, podem ser agravadas com a ingestão da planta.
Caso a gestante já utilize a equinácea para algum tratamento, em decorrência dos benefícios para condições de saúde proporcionados pela planta, e queira continuar seguindo o tratamento com a planta, é importante realizar um uso com cautela e estar consciente dos efeitos colaterais possíveis com a ingestão.
Alergias
Apesar de ser uma planta utilizada em diversos tratamentos alternativos para doenças, é importante lembrar que uma das contraindicações da equinácea é para tratar reações alérgicas sazonais. Isso ocorre porque, além de poder causar alergias por suas próprias substâncias, a equinácea também pode agravar sintomas de outras reações alérgicas, como as náuseas e os vômitos.
Por esse motivo, em meio a uma reação alérgica, o ideal é não ingerir a planta ou chás derivados da substância. Quem tem propensão a alergias também deve ter cautela ao fazer uso do tratamento alternativo.
Crianças menores de 12 anos
As crianças costumam ter uma defesa imunológica mais baixa do que os adultos, pois ainda estão com os seus corpos em desenvolvimento. Por esse motivo, é contraindicado dar produtos derivados de equinácea para crianças menores de 12 anos.
Como a equinácea pode causar diversos sintomas colaterais, como diarreia, dores de cabeça e articulares, insônia, tonturas, dores musculares, dores no estômago, desorientação, entre demais efeitos, é importante evitar o consumo desses produtos por crianças , para não torná-las suscetíveis a doenças mais graves por ataques à imunidade.
Lactantes
Assim como as gestantes, as mulheres que estão em período de amamentação também devem evitar consumir a equinácea. A contraindicação se dá porque, além de poder prover efeitos colaterais à mãe, os sintomas também podem ser transferidos ao bebê, pela presença das substâncias no leite.
Caso ingerida com moderação, a equinácea pode ajudar no tratamento de alguma doença contínua, mesmo se a mulher estiver amamentando. No entanto, é preciso ter muita cautela na ingestão. O ideal é procurar um médico para orientação antes de consumir o produto.