Essa substância, que dá origem ao mel, é um excelente curativo para diversas enfermidades que nós temos no dia a dia, e conforme o tempo passa, mais propriedades são descobertas sobre o extrato de própolis. É um remédio muito difundido no oriente, e o brasileiro está aprendendo a incluí-lo no arsenal contra gripes e resfriados, mas é importante saber como tomar própolis, de maneira que os benefícios sejam assimilados por completo.
Extrato de própolis: como tomar
A maneira mais comum de fazer uso do própolis como terapia, é através de uma extração que possui uma textura parecida com o mel, mas um pouco mais líquida. Esse método consiste em ingerir através de gotas, que são medidas de acordo com a sua necessidade.
Quando a gripe já se instalou e você está sentindo os sintomas, é recomendado que consuma 5 gotas a cada hora, e conforme os sinais vão desaparecendo, diminua gradativamente a dose, até que esteja consumindo 5 gotas três vezes ao dia.
Se for um método preventivo, o extrato de própolis pode ser consumido com doses diárias, sendo 5 gotas o volume de cada dose. Para essa finalidade, é válido ingerir outras formas que o própolis pode se apresentar, como balas, doces, ou o que você preferir acrescentar à sua dieta.
Os chás podem deixar de ser adoçados com açúcar refinado, e serem acrescidos de extrato de própolis e mel, deixando o sabor mais suave, menos enjoativo, e acrescentando funcionalidades à bebida.
Você pode fazer as suas próprias balas de própolis, basta encontrar ingredientes de confiança, e mãos Na massa. Com uma mistura de 800 gramas de mel, 1,5kg de açúcar, dois litros de leite, e 15ml de extrato de própolis, mexendo em fogo baixo por 40 minutos, é possível ter um doce que irá ajudar na sua saúde, e entregará todos os benefícios que a substância pode oferecer.
Se você possui problemas respiratórios, o extrato de própolis pode ser usado para fazer inalação, basta dissolver algumas gotas em água fervente, e inalar o vapor para desobstruir as vias aéreas.
Caso o objetivo do tratamento seja a regeneração de tecidos e cuidados com a pele, a substância não deve ser dissolvida, para que o efeito potencial seja máximo. Basta pingar 1 ou 2 gotas sobre o ferimento, ou cravos e espinhas, que em alguns dias terão desaparecido.
Outra maneira muito conhecida de encontrar a substância é no formato de pomada de própolis, que também pode ser aplicada diretamente sobre a região que precisa de tratamento ou ajuda para se regenerar.
O própolis pode ser usado de diversas maneiras, basta encontrar aquela que mais se adeque ao seu estilo de vida, e aos motivos pelos quais você está confiando na substância.