Kefir pode significar tanto bem-viver como bem-estar. É considerado como um super suplemento probiótico, elaborado com base de microrganismos vivos. Ele pode ser preparado com leite ou água, dependendo da preferência de quem o consome. Nesse texto você fica sabendo de algumas sugestões de como cuidar de kefir de leite. Confira!
O Kefir possui inúmeros benefícios para o nosso organismo e para nossa saúde, como por exemplo, possuir altas propriedades bacterianas, capazes de proteger nosso organismo contra as bactérias nocivas. No entanto, é necessário tomar certos cuidados para conservação dele.
Cuidados para manter o kefir de leite
Excelente fonte de nutrientes como Vitamina D, Vitamina B12, Magnésio, Fósforo, Cálcio e Riboflavina B2, o kefir de leite deve ser mantido com alguns cuidados. Dessa forma, ele permanecerá vivo por mais tempo e você conseguirá usufruir de todos os seus benefícios.
Caso você não tenha tempo necessário para cuidar de todo o processo da logística do mesmo, uma excelente dica é manter os grãos do kefir congelados. Eles podem se manter nesse estado por até um ano. Mas fique atento, pois alguns especialistas afirmam que em dois meses de congelamento, pode ocorrer uma diminuição de alguns dos fermentos mais importantes, que o mesmo possui.
Mas, como congelar o kefir de leite? É só separar os grãos de kefir que você deseja manter congelado, lavar com leite e guardar em um pote com tampa – de preferência de vidro. Se for você receber o kefir de leite já congelado, a melhor forma de descongelar é deixá-lo na geladeira, ou fora, com um pouco de leite.
Quando o seu cultivo de Kefir de leite for aumentando, vá sempre congelando o seu e doando. Assim, você pode ajudar quem também deseja usufruir de todos os benefícios que o kefir de leite pode oferecer.
Você vai perceber que com o passar do tempo da fermentação, o número de grãos irá aumentar. Essa será a hora de doar para alguém.
Como armazenar e como cultivar seu kefir de leite
- Recomenda-se que lave os grãos de kefir com água filtrada pelo menos uma vez por semana.
- É de extrema importância que você não utilize, para manusear o kefir, materiais de aço oxidável, pois isso matará as bactérias.
- Reserve o kefir de leite em um local sem sol ou luz direta.<l/i>
- Para evitar o contato com moscas e outros agentes contaminantes é preciso que sempre cubra bem seus grãos de kefir com um pano bem limpo.
- Você também pode guardar os grãos de kefir na geladeira, lavando-os e colocando-os em um vidro com água mineral.
- Para que você não perca seu kefir por algum imprevisto, é bom sempre manter uma “muda” de segurança em um recipiente no congelador, onde poderá ficar muito tempo armazenado sem o risco de estragar.
- Outra dica válida é fazer a doação de kefir de leite após você obter uma quantidade significativa decorrente dos diversos preparos, assim o produto se reproduz e você sempre poderá contar com uma “muda” na posse de um amigo ou familiar.