Cientificamente chamada de Vaccinium Asbey, o mirtilo planta, em escala comercial passou a ser produzido a partir do século XX com as novas técnicas de cultivo que permitiram tirá-lo das matas e adaptá-lo em outros ambientes. Originalmente eram encontrados na costa leste americana, mas hoje o mirtilo fruta passou a ser consumido em todos os cantos do mundo.
A fruta cresce em arbustos que podem variar de vinte centímetros a trinta metros de altura, dependendo do clima em que está inserida. Em regiões com frio intenso é comum encontrar plantas baixinhas e mais densas, para manter a temperatura ideal.
No Brasil, por exemplo, por contar com um clima tropical, as plantas podem chegar ao seu máximo de altura, mas é importante observar que são necessários pelo menos 13 dias com temperaturas inferiores à 7ºC para que o arbusto possa dar frutos.
Particularidades do Mirtilo Planta
As frutas em si têm o mesmo tamanho que grãos de uva, em torno dos dois centímetros de diâmetro. A sua composição química lhe confere uma coloração azul escura, mas que varia de acordo com a espécie estudada, assim como o sabor, que vai do doce ao amargo em diferentes situações. Conheça os tipos mais cultivados.
- Highbush, ou Arbusto Alto: essa é a variedade mais cultivada no Brasil, tendo em média um metro e meio de altura, mas podendo chegar até quatro facilmente.O grupo Rabbiteye, o mais representativo entre as highbush, é marcado pela tolerância ao calor e pelo seu sabor ser mais puxado para o ácido. Esse tipo de mirtilo planta produz frutos pequenos.
Outro grupo muito conhecido pelos produtores é o Elliot, umas das variedades colhidas após um período de tempo maior em relação às outras.
- Lowbush – Arbusto baixo: são originárias do Canadá e exigem longos períodos de frio para florescer. É extremamente popular na América do Norte devido ao seu sabor doce. Essa planta não passa dos cinquenta centímetros, e pode ser plantada até em pequenos jardins.
- Half-High ou “Meia altura”: os representantes desse grupo crescem entre quarenta e cinco e sessenta centímetros, sendo resultado do cruzamento entre as outras duas variedades, e é conhecida por ser suave ao paladar.
O Brasil ainda não explora todos os benefícios dessa planta, mas aos poucos o seu cultivo está crescendo. Os maiores produtores se concentram na região sul e sudeste, sendo o Rio Grande do Sul o maior representante, onde o inverno é frio e o verão ameno, e o solo areno-argiloso imita as condições do terreno norte americano, de onde essas plantas foram trazidas. A colheita é feita na estação mais quente, entre dezembro e janeiro, dois anos após o plantio inicial.