Nos últimos anos, a chia ganhou espaço no mundo das dietas, tornando-se uma grande aliada de quem deseja emagrecer. O que pouca gente sabe é que, além da semente, o óleo de chia também é um excelente auxiliar para perder peso, além de conter inúmeras propriedades benéficas para a saúde do corpo humano.
Na busca por um emagrecimento com saúde, optar por alimentos alternativos que contêm os nutrientes ideais para o fim pode ser decisivo na quantidade de peso perdido. No entanto, não são poucas as substâncias “milagrosas” que prometem emagrecimento porém nem sempre cumprem o objetivo.
Saber um pouco mais sobre as propriedades de um alimento antes de introduzi-lo em sua dieta é uma decisão inteligente para garantir um bom desempenho no processo de perda de peso. É por isso que hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os nutrientes do óleo de chia e sua aplicação no processo de reeducação alimentar. Confira!
Benefícios para a saúde
Os nutrientes do óleo de chia estão entre os pontos positivos ao considerar seu consumo dentro de uma dieta, seja ela de emagrecimento ou não. Rico em gorduras boas, o óleo de chia regula os níveis de colesterol bom e ruim, combate doenças do coração e auxilia na manutenção de uma pressão arterial equilibrada.
Da mesma forma, por conter muitas fibras, ele ajuda no funcionamento do intestino, proporcionando uma evacuação regular e adequada para o corpo humano.
Aliado da estética e do emagrecimento
Assim como a semente de chia, o óleo também é utilizado para auxiliar no emagrecimento. Isso ocorre porque, após a ingestão, o óleo de chia cria uma espécie de inchaço, ou seja, se expande ao absorver água. Devido a essa propriedade, tanto a semente, como o óleo de chia acabam criando uma maior sensação de saciedade, mesmo que a pessoa tenha comido em menores quantidades.
O óleo também pode ser utilizado para fortalecer e dar brilho ao cabelo e às unhas. Além ainda de combater o envelhecimento por meio do estímulo de produção de colágeno e ajudar na resolução de problemas de pele, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Como consumir o óleo de chia?
O óleo de chia pode ser consumido diretamente na dieta, substituindo outros azeites e produtos graxos. O ideal é utilizá-lo como tempero de saladas ou em outros alimentos frios, pois, em altas temperaturas, ele pode perder algumas de suas propriedades benéficas.
Caso seja de sua preferência, o óleo de chia também pode ser consumido em cápsulas, encontradas em farmácias. Para ter acesso a todos os seus benefícios, busque ingerir as cápsulas minutos antes de fazer uma refeição. Desse modo, o óleo poderá aumentar a sensação de saciedade e, também, ajudar na metabolização e digestão dos demais alimentos.