Não que isto seja uma novidade para países do oriente e nordeste africano, pois saiba que desde o antigo Egito este derivado das sementes do cominho preto era utilizado.
Diz-se que a rainha Nefertiti, conhecida por sua beleza, fazia uso do produto para dar brilho à cabelos e unhas. Outra beldade egípcia que poder ter usufruído do óleo para fins cosméticos foi Cleópatra. Também nas tumbas dos faraós foram encontrados frascos do produto.
Do mesmo modo as medicinas tradicionais ayuverda e chinesa têm no óleo de semente de cominho preto um poderoso aliado. Ajudando a tratar de dores de cabeça à diabetes, este produto chegou a ser considerado um remédio para todo mal. A composição única deste óleo traz vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Além de tudo, este derivado das sementes de cominho preto possui minerais como ferro, zinco, magnésio, cálcio, potássio, dentre outros.
Propriedades do óleo de cominho preto
Um dos grandes responsáveis pelas propriedades medicinais deste óleo é a timoquinona. Ademais, esta derivada da Nigella Sativa é rica em ácidos graxos. Na sua composição estão os ácidos mirístico, palmítico, esteárico, palmitoleico, linoleico e araquidônico. Entre os possíveis benefícios promovidos por este ingrediente estão:
- Efeito antibacteriano e anti-inflamatório
- Analgésico
- Antioxidante
- Antiviral
- Anti-hipertensivo
- Sintetizador de insulina
Usos do óleo de semente de cominho preto
Quimioterapia
Graças a timoqinona este produto traz até mesmo efeitos anticancerígenos. E também pode reduzir os impactos negativos da quimioterapia se ingerido na quantidade de uma colher de chá 3 vezes ao dia.
Diabetes
Por trabalhar sintetizando a insulina, este óleo tem papel preventivo contra diabetes de tipo 1 e 2.
Digestão
Outra utilização comum do óleo é para a melhora da digestão. E não é de hoje que esta propriedade é conhecida, já que Hipócrates, o pai da medicina, já a recomendava. Por ser carminativo e antiespasmódico ele colabora na redução de gases, inchaços e cólicas. Além disso, pode reduzir também os efeitos da síndrome do intestino irritável.
Cabelos e pele
Nos cabelos o óleo de semente de cominho preto promove o fortalecimento dos fios e combate a queda. A pele pode ser igualmente beneficiada pela sua utilização. Dermatites, eczemas, inflamações e pruridos de uma formal geral podem ser tratados com o produto. Ainda podemos mencionar como benefício do seu uso frequente a maior elasticidade da pele.
Sistema imunológico
No que diz respeito às propriedades nutritivas deste ingrediente, já sabemos que ele é rico em vitaminas e ácidos. Por conta disso ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além de ser particularmente eficaz para pessoas que sofrem de doenças autoimunes. Não podemos deixar de mencionar também que o óleo de cominho preto ajuda aliviar sintomas de alergia e asma.
O melhor de tudo é que o consumo deste produto basicamente não apresenta efeitos colaterais. Quanto às propriedades medicinais aqui citadas, há centenas de artigos científicos que confirmam a sua real eficácia. O surpreendente mesmo é que tão poucas pessoas conheçam este derivado da Nigella Sativa no ocidente. Experimente!