A origem do mangostão é desconhecida, mas muito se acredita, que o mesmo tenha sua surgida nas Ilhas Molucas e Ilhas Sundra. Foi na Tailândia que a fruta começou a ser dissipada, mas também possui vários indícios de domesticação na Birmânia.
O mangostão é muito cultivado na Tailândia, onde somente por volta dos anos 70, já eram contabilizados mais de 4 mil hectares da planta. Da mesma maneira que é amplamente cultivada em Singapura, Vietnã, Malásia e Kampuchea.
Na região do Ceilão, o mangostão começou a ser plantado em aproximadamente 1800 e chegou até a Índia somente em 1881. É uma planta que era altamente consumida em diversas regiões das Filipinas.
Na Europa, ela começou a ser difundida em torno de 1855 e, como o clima não era dos mais apropriados, algumas árvores foram criadas em estufas, em especial na Inglaterra.
Hoje em dia, podemos ver algumas árvores do mangostão pela região da África, mais precisamente em Zaire, Libéria, Gabão e Ghana.
A origem do mangostão chegou ao lado ocidental, mais precisamente em Porto Rico e à zona do canal do Panamá, somente em 1903, com pouquíssimas unidades. Da mesma maneira que ocorreu nas Índias Ocidentais, Cuba, Jamaica e República Dominicana. Com alguns casos também avistados na Colômbia, Equador e Guatemala.
A origem do mangostão no Brasil
Já no Brasil, o mangostão chegou a ser introduzido somente por volta de 1935, no estado da Bahia e no Pará, em 1942. A maior safra de mangostão é normalmente entre os meses de março e abril, e a segunda colheita é feita no mês de agosto.
No município de Cardoso, no estado de São Paulo, por volta de 1995, foram plantadas cerca de 10 árvores, por meio de enxerto. Os frutos do mangostão são muito requisitados, em diversas partes do mundo, por conta de seus benefícios.
Atualmente no Brasil, o maior comerciante dos frutos do mangostão, é o Pará, que comercializa em torno de 200 toneladas do fruto por ano.
O mangostão pode facilmente ser considerado como um fruto repleto de superpoderes, pois conta uma excelente ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória e age diretamente contra tumores, de todos os tipos.
Seus efeitos são altamente impressionantes, tendo ótimas respostas em pessoas que tenham inflamações severas nas articulações, como também reduz muito as dores que são causadas por doenças como psoríase, lúpus e artrites, em especial a reumatoide.
Sua descoberta auxilia em algo?
A origem do mangostão, foi uma descoberta e tanto para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, herpes e diferentes tipos de alergias, como eczemas na pele, reumatismo, cancro e diferentes infecções.
O mangostão pode ser consumido de diferentes maneiras ou mesmo ser aplicado diretamente sobre a pele, como cremes.