Como tomar passiflora é um tema de ampla discussão, pois não há uma maneira única de se fazer. A ingestão correta e com a frequência ideal é uma maneira garantida de se extrair todos os benefícios que essa planta pode oferecer ao organismo.
Como tomar passiflora em chá?
Para fazer um chá de passiflora, você deve,para cada xícara de água fervente, adicionar duas colheres de sopa de passiflora seca e deixar imersa por cerca de dez minutos. Você pode beber quando atingir a sua temperatura ideal, para evitar queimar a boca caso esteja muito quente, ou deixar o chá amargo ao esfriar em demasia.
Evite adicionar açúcares, pois a glicose poderá interferir na absorção dos nutrientes, e inibirá o potencial benéfico que o chá de passiflora oferece. Caso ache amargo, procure alternativas naturais, como o mel, que, em concentração mais baixa, não irá interferir na ingestão do Passiflora Incarnata, o princípio ativo da planta, que é extraído ao entrar em contato com a água fervente.
A quantidade de chá e horários depende daquilo que você busca através da ingestão, confira algumas dicas para poder se programar ao longo do dia.
- Insônia: se você sofre com a falta de sono, meia hora antes de dormir, beba uma xícara de chá de passiflora.
- Ansiedade e depressão: o efeito calmante pode ser um ótimo aliado. Tome uma xícara ao longo do dia, mas em momentos mais severos, ingira até três xícaras.
- Estresse: tome nos momentos de maior irritabilidade e tensão, como antes de provas ou reuniões importantes.
- Dor de cabeça: essa dor, que todos podemos sentir, pode ser combatida tomando o chá no momento em que ela começa a aparecer, podendo repetir a quantidade se não cessar rapidamente.
- Falta de concentração: assim como no estresse, ingira, em pequena quantidade, antes dos momentos em que o foco e a atenção são essenciais.
Extrato de passiflora
Há ainda a alternativa de consumir em forma de uma extração, que possui altas concentrações do princípio ativo. Dessa maneira, é possível aproveitar a passiflora de várias maneiras, pingando diretamente sobre a língua, ou dissolvendo cerca de quarenta gotas em um copo de água, atenuando o sabor marcante. Ambos os métodos oferecem os mesmos resultados.
O extrato de passiflora é a maneira mais prática de fazer uso, uma vez que a maior concentração significa um espaço menor para armazenar. No entanto, o chá é o meio mais eficiente de manter controle sobre a dose que está sendo ingerida, uma vez que a substância está menos concentrada e pequenos desvios não significam alterações apreciáveis nos efeitos.
Os métodos de como tomar passiflora são extremamente variados, encontre aquele que mais se adéqua ao seu estilo de vida, e aproveite os benefícios que esse composto natural pode oferecer.