Mais uma dieta que promete emagrecer de forma rápida, a dieta dos pontos é bastante conhecida entre adeptos de dietas. É uma dieta que não restringe alimentos. Ela se preocupa apenas com a contagem de pontos que uma pessoa pode consumir num dia. Dessa forma, ela promete a eliminação dos quilos em excesso.
Por isso, neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre a dieta dos pontos. Saberemos como ela é feita e se realmente funciona.
Tabela de conteúdos
- 1 O que é a dieta dos pontos?
- 2 Como calcular os pontos?
- 3 Dieta dos pontos – como fazer?
- 4 A dieta dos pontos funciona?
- 5 Dieta dos pontos – tabela
- 6 Dieta dos pontos – cardápio
- 7 Vantagens da dieta
- 8 Desvantagens da dieta
- 9 Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
- 10 Vídeo dieta dos pontos sabe como funciona?
O que é a dieta dos pontos?
A dieta dos pontos é uma dieta criada pelo médico Alfredo Harpen e é seguida pelo grupo Vigilante do Peso.
É uma dieta onde as calorias dos alimentos são convertidas em pontos. Ao longo do dia, há uma contagem dos pontos e, com isso, não há necessidade de contar calorias. A contagem de calorias é algo que muitas pessoas têm dificuldade ao realizarem dietas. Esse é motivo do insucesso de muitas dietas.
Essa dieta não foca em restrições alimentares como outras dietas de emagrecimento. Ela distribui apenas uma pontuação para os alimentos que deve ser distribuída durante o dia conforme as refeições são realizadas.
A soma dos pontos durante o dia precisa dar uma quantidade de calorias inferior ao que é gasto. Ou seja, precisa haver um balanço energético negativo. Isso significa que o corpo precisa ingerir menos calorias e gastar mais. Só assim é possível o corpo emagrecer.
Como calcular os pontos?
Como vimos, a dieta é baseada em uma quantidade de pontos que cada pessoa precisa ingerir por dia. Para calcular a dieta dos pontos, existem alguns métodos utilizados.
Alguns utilizam a mesma quantidade de pontos variando apenas o sexo da pessoa. Nesse caso, para mulheres, a pontuação máxima gira em torno de 300 e para os homens, 400. Mas isso pode variar de acordo com a necessidade de energia diária de cada um. Essa energia é baseada nos fatores utilizados para o cálculo da pontuação como veremos a seguir.
O outro método é o que utiliza alguns fatores para calcular a pontuação. Ele leva em conta o peso, a altura, a idade, a taxa de metabolismo basal, se a pessoa realiza algum tipo de atividade física e a quantidade de peso que a pessoa precisa perder.
Dieta dos pontos – como fazer?
Os alimentos do cardápio da dieta ficam dispostos em uma lista e cada um possui suas respectivas pontuações. Esses pontos são somados baseados no limite de pontos para um dia.
Em todos os métodos da dieta do ponto, é necessário anotar todos os dias os alimentos e a quantidade consumida. Assim, é possível saber quantos pontos foram consumidos ao longo do dia.
Alguns alimentos como as verduras folhosas, ervas e especiarias não entram na contagem. Estes alimentos são pobres em calorias e, portanto, não influenciam na contagem dos pontos.
Durante a dieta, a pessoa começa ingerindo uma determinada quantidade de pontos. No decorrer, vai diminuindo essa quantidade conforme a dieta vai avançando. Quando o peso desejado é atingido, inicia-se a fase de manutenção. Nessa fase a pontuação passa a ser um pouco maior. Assim, o peso perdido pode ser mantido.
Mesmo não fazendo restrições alimentares, a dieta dos pontos não permite a superdosagem das refeições. Além disso, também não é recomendado consumir nem a quantidade mínima estipulada e nem ultrapassar o recomendado de pontos diários.
A dieta dos pontos não permite pular refeições e nem fazer jejum a fim de economizar pontos. Se você não consumiu os todos os pontos recomendados durante o dia, não é permitido utilizar os pontos restantes no dia seguinte. Ou seja, não é permitido acumular pontos para gastar no outro dia.
A dieta dos pontos também estimula a prática de atividade física. Assim, é possível obter uma maior perda de peso por causa do gasto energético aumentado com os exercícios físicos. Com as atividades, é possível ganhar pontos que deverão ser gastos no mesmo dia.
A dieta dos pontos funciona?
A dieta dos pontos realmente proporciona o emagrecimento porque, na maioria dos casos, é uma dieta pobre em calorias. Com isso, é inevitável que a perda de peso ocorra.
Porém, essa perda geralmente não se sustenta por muito tempo. Isso acontece porque a pessoa que realiza a dieta não passa por uma reeducação alimentar. Assim, ela não aprende a se alimentar de forma correta e saudável. Isso consequentemente não promove uma perda de peso de forma eficaz e duradoura.
Dieta dos pontos – tabela
A tabela de pontos contêm os alimentos com suas respectivas quantidades e pontos. Pode ser encontrada em grupos que fazem a dieta como os vigilantes do peso.
Dieta dos pontos – cardápio
Com vimos, o cardápio da dieta dos pontos não faz restrição de alimentos. Porém, ele prioriza a inclusão de uma alimentação mais saudável como frutas, verduras, legumes. Mas isso vai depender, é claro, de quem realiza a dieta. Ou seja, o tipo de alimento que cada um vai optar por consumir.
Recentemente houve uma reformulação da dieta. Os alimentos ricos em gorduras trans, ou seja, os alimentos industrializados, passaram a ser excluídos da dieta. Essa reformulação ocorreu porque essa gordura é extremamente prejudicial para a saúde. Ela pode interferir nos níveis normais de colesterol e causar uma série de doenças.
Além disso, a dieta passou a substituir carboidratos simples como pães e biscoitos feitos com farinha de trigo branca por carboidratos complexos como os pães e biscoitos feitos com farinha de trigo integral.
Vantagens da dieta
Uma das vantagens da dieta de pontos é que ela não é uma dieta restritiva. Ela não faz um controle rígido do que pode ou não pode comer, ou seja, não há um cardápio definido. Isso possibilita a realização da dieta, principalmente por pessoas que têm dificuldades em seguir dietas. Mas sem restrições alimentares, o ideal é seguir uma alimentação totalmente saudável para que o corpo seja bem nutrido.
A dieta também pode proporcionar um aumento do consumo de alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e legumes. Isso ocorre porque como esses alimentos possuem baixas calorias, a pontuação é baixa. Assim, esses alimentos geralmente são consumidos mais vezes ao longo do dia. Mas a quantidade desses alimentos na dieta vai depender, é claro, da escolha individual.
Desvantagens da dieta
Não restringe alimentos
Uma desvantagem da dieta é que, como ela não restringe alimentos, até os alimentos não saudáveis podem entrar na dieta. Isso pode ser um perigo. Corre o risco de a alimentação ser, na maioria, composta justamente de alimentos não saudáveis mesmo estando dentro da pontuação. Isso pode ocorrer em pessoas que não tem o hábito de comer alimentos mais saudáveis como as frutas e verduras. Assim, podem deixar a alimentação pobre em nutrientes e até monótona. Com isso, acabam se alimentando mal e sentindo fome rapidamente. Isso ocorre também porque o consumo de alimentos não saudáveis tem uma pontuação mais alta. Assim, a quantidade de alimentos durante o dia é reduzida porque atingem o limite da pontuação rapidamente. Essa forma de alimentação não vai nutrir o seu organismo de forma adequada, além de aumentar a fome.
Deficiência nutricional
Quem faz a dieta dos pontos de forma errada corre o risco de ter alguma deficiência nutricional. Isso pode ocorrer se o consumo de alimentos não muito saudáveis é priorizado em detrimento dos saudáveis. Por isso é que há necessidade de um acompanhamento de um nutricionista. Este profissional pode fazer um acompanhamento a fim de minimizar o risco deficiências nutricionais.
Calorias disfarçadas
Outra grande desvantagem é que a dieta considera as calorias de todos os alimentos iguais. Isso se torna prejudicial porque cada alimento tem seu valor calórico e a quantidade de calorias consumida pode estar disfarçada. Na verdade, a dieta foca apenas na quantidade calórica. Hoje, sabemos que para uma dieta ter sucesso, ela precisa focar mais na qualidade da alimentação do que na quantidade.
Efeito sanfona
Com vimos, a dieta dos pontos realmente ajuda a perder peso e de forma rápida porque é hipocalórica. Porém, essa perda de peso geralmente não consegue ser mantida. Então, ocorre o famoso efeito sanfona que é a recuperação do peso perdido. Isso pode ser prejudicial para o estado emocional de quem faz dietas assim e não consegue sustentar os quilos eliminados. A frustação pelo insucesso da dieta pode causar tristeza e até depressão.
Registrar a dieta
Outra desvantagem é que a dieta precisa ser registrada e isso nem sempre pode ocorrer. Quem faz a dieta pode se esquecer de registrar algum alimento. Além disso, pode se cansar de andar sempre com algo para fazer as anotações marcando pontos e fazendo cálculos.
Resumindo, a dieta dos pontos se preocupa mais com a quantidade de pontos, ou seja, de calorias, que você vai consumir durante o dia do que o tipo de alimento. Dessa forma, você pode comer qualquer coisa sem se importar se você está nutrindo adequadamente seu corpo ou não.
Outros tipos de dietas que podem ser de interesse
Vídeo dieta dos pontos sabe como funciona?
Gostou deste artigo sobre a dieta dos pontos? Se você gostou então não deixe de curtir e compartilhá-lo nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão ter acesso a todas essas informações. Deixe também seu comentário abaixo, assim, poderemos respondê-lo (a) e manter contato.