De nome científico Punica Granataum, a romã é uma fruta bastante conhecida, mas pouco consumida em nosso país. Muitos acreditam que a romã emagrece e que é muito útil para a saúde humana.
A maioria das pessoas atualmente, procura consumir a romã para emagrecer por conta de sua baixa concentração de calorias. Mas, será mesmo que a romã emagrece? Se sim, por quê? Vamos agora descobrir juntos!
Romã emagrece, de fato?
A romã pode auxiliar, sim, no processo de emagrecimento dos seres humanos. Um dos principais fatores que possibilitam essa finalidade é que essa fruta é antioxidante e anti-inflamatória.
Seus antioxidantes são chamados de punicalagins e são encontrados na semente e na casca da fruta. Estes proporcionam, por decorrência, a ação anti-inflamatória em nosso organismo. A junção dessas duas ações auxilia no processo de oxidação de gordura corporal e colesterol, que podem facilitar o emagrecimento.
É importante ressaltar que a obesidade gera um dos principais sintomas dessa doença, que é a inflamação crônica. Por isso, o consumo dessa fruta pode auxiliar no combate dessa inflamação, no consequente emagrecimento e na prevenção da obesidade.
Além disso, por ser uma fruta hipocalórica, ou seja, ter poucas calorias, ela pode ser consumida sem receio de ganho de peso. Sua quantidade de fibras também auxilia nesse processo, gerando uma sensação de saciedade quando consumida. Muitas pessoas que treinam, consomem a fruta fresca antes ou depois do treino. A romã também auxilia nos momentos de ansiedade, controlando a vontade de comer ainda mais.
A retenção de líquido também pode ser diminuída com o consumo da romã. Esse problema que se acumula, principalmente com o avanço da idade, proporciona sensação de inchaço, e a ação antioxidante da fruta, que faz com que esses líquidos sejam expelidos corretamente.
Sua vitamina C, zinco e vitaminas do complexo B, também auxiliam no metabolismo do carboidrato, ajudando a prevenir doenças relacionadas à obesidade e estimulando a queima de gordura consumida. A combinação desses fatores aos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios da romã ajudam consideravelmente no processo de oxidação de gordura corporal e colesterol, que acabam facilitando o processo de emagrecimento e perda de peso.
É importante ressaltar que, mesmo sendo uma fruta e uma solução natural, que auxilia no processo de emagrecimento, ela deve ser aliada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos constantes. Mesmo sua eficácia sendo positiva, não se pode usá-la como uma única alternativa para a perda de peso.
Composição nutricional da romã:
Para entender como a romã atua na sua dieta alimentar é importante saber sua composição. Por isso, confira abaixo, em 100 gramas da fruta, quais nutrientes podem ser encontrados:
- Valor energético 56 kcal;
- Carboidratos 15,1 g;
- Proteínas 0,4 g;
- Fibra alimentar 0,4 g;
- Fibras solúveis 0,1 g;
- Cálcio 4,8 mg;
- Vitamina C 8,1 mg.