Uma rápida pesquisa já é capaz de mostrar que a coenzima Q10 é uma substância cada vez mais presente nos produtos, desde alimentos até cosméticos. O ubiquinol, tema do nosso artigo de hoje, nada mais é do que a forma mais ativa dessa coenzima e a com maior poder de absorção.
Por isso, para quem deseja fazer uma suplementação de coenzima Q10, por exemplo, é a opção mais indicada. Em geral, essa substância aumenta os níveis de energia e proporciona diversas melhorias para a saúde, como você vai ver agora!
Mais energia
Uma das maiores e mais importantes propriedades do ubiquinol é o fato de que a substância contribui com a produção de energia. Ela atua diretamente na mitocôndria, organela que fica dentro da célula, sendo responsável pela respiração celular e geração de energia.
O ubiquinol potencializa o trabalho dessa organela. É por isso que muitos atletas apostam nessa suplementação, justamente para aumentarem seus níveis de energia e, com isso, melhorarem o desempenho durante as atividades físicas.
Além da geração de energia, o ubiquinol também é capaz de reduzir muito significativamente os efeitos da fadiga muscular. Esse também é um benefício bem interessante para quem pratica atividades físicas de alta intensidade.
Saúde neurológica
Manter os níveis de ubiquinol em dia é essencial para proteger a saúde do sistema nervoso. A coenzima é capaz de prevenir doenças neurodegenerativas, como por exemplo, o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Também evita o envelhecimento precoce do cérebro, processo que desencadeia essas e outras doenças.
Poderoso antioxidante
O ubiquinol atua como um poderoso antioxidante, ou seja, combate a ação dos radicais livres e, por consequência, previne o envelhecimento das células. Os resultados dessa atividade são muito positivos: sistema imunológico fortalecido; prevenção da degeneração macular e dos próprios sinais visíveis do envelhecimento, retardando o aparecimento deles.
Para a saúde do coração
Estudos já mostraram que quem tem índices mais elevados de ubiquinol no organismo consegue controlar melhor as taxas de LDL (o famoso colesterol ruim), assim, reduzem-se as chances de sofrer com determinados problemas cardíacos, como o próprio infarto. A coenzima também está relacionada com a recuperação mais rápida em casos de parada cardíaca.
Saúde bucal
Também é comprovado que o ubiquinol auxilia no tratamento de doença periodontal (capaz de fazer com que a pessoa acometida chegue a perder os dentes), na produção de saliva (por consequência, trata a halitose) e ainda no combate de infecções na gengiva. Ou seja, a saúde bucal se beneficia muito.
Como ingerir
A coenzima Q10 já é produzida naturalmente pelo organismo, mas é possível aumentar a sua concentração. Isso se faz por meio de suplementação ou pelo consumo de alimentos que sejam ricos nessa substância.