Camu camu, para que serve
O camu camu é uma fruta extremamente conhecida pela medicina popular e pela comunidade científica por poder atingir um teor de até 6% de vitamina C na sua composição. Descubra seus inúmeros benefícios e para que serve.
Esse frutinho originário da Amazônia é conhecido por diversos nomes. Caçari, Araçá-d’água, Azedinha e muitos outros. As suas propriedades nutricionais são fantásticas para o organismo, podendo ser associado ao combate de diversas doenças.
Os benefícios do camu camu fruta fazem com que a ciência busque saber mais sobre as suas particularidades, e levaram a medicina popular a incorporá-lo no arsenal de remédios naturais.
O camu camu é uma fruta extremamente conhecida pela medicina popular e pela comunidade científica por poder atingir um teor de até 6% de vitamina C na sua composição. Descubra seus inúmeros benefícios e para que serve.
Onde comprar camu camu? Árvore frutífera de origem amazônica, o camu camu é riquíssimo em vitamina C, nutriente altamente recomendado para nossa dieta do dia a dia. Mas, onde encontrar para vender?
A Camu-camu é uma árvore frutífera típica da amazônia. Seu fruto, de mesmo nome, tem um enorme valor nutritivo e uma das maiores concentrações de vitamina C conhecidas. Para aproveitar todos os benefícios dessa fruta, vamos ver algumas deliciosas receitas com camu camu.
Conheça mais um pouco sobre o camu camu, esse tesouro amazônico, e quais são as vantagens de ingeri-lo diariamente.
O camu camu é um fruto que nasce em arbustos espalhados por toda a Amazônia, sendo mais encontrados nas encostas de rios e lagos ricos em matéria orgânica, de maneira que desde o seu nascimento a planta já acumula diversos nutrientes que podem ser absorvidos através da ingestão. O camu camu nascem no verão, entre novembro e março, época de cheia nos rios da região.
O seu sabor amargo faz com que o consumo in natura não seja tão comum, mas a frutinha, do tamanho de uma jabuticaba, pode ser incorporada à alimentação de diversas maneiras, como receitas e pela suplementação alimentar.
Devido às suas características químicas únicas, o camu camu é muito usado pela indústria farmacêutica na fabricação de suplementos vitamínicos, e os seus benefícios são estudados regularmente por pesquisadores.
A produção brasileira ainda é baixa, mas é amplamente estimulada por meio da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), por apresentar um grande potencial econômico e social.
As características que tornam o camu camu único já começam a se expressar na casca, uma fonte rica de fibras, tanto solúveis, que são absorvidas e auxiliam em diversas funções corporais, quanto as insolúveis, que agem diretamente sobre o sistema digestivo. As fibras estão disponíveis em altos níveis, podendo chegar a até 6% da composição da fruta.
Potássio e Cálcio são encontrados em grandes concentrações na fruta, de maneira que são facilmente assimilados pelo organismo. Em níveis um pouco menores, mas ainda muito significativos, há disponibilidade de sódio, ferro, zinco e selênio. Todos os elementos que compõem o camu camu possuem funções essenciais no organismo, como a formação e manutenção dos ossos e células nervosas, além de outras finalidades diversas.
A substância mais presente no camu camu, e que merece uma discussão um pouco mais detalhada, é o ácido ascórbico, a famosa vitamina C. Estima-se que a quantidade encontrada na fruta pode ser até 100 vezes maior que a disponível em um limão. Esse potencial é extremamente explorado e investigado, devido a esse alto teor de uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do organismo.
A ingestão diária de vitamina C é muito benéfica ao organismo, adicionando a fruta camu camu à sua dieta, você irá colher tais benefícios de maneira efetiva.
O primeiro efeito a ser notado, e também o mais importante, é que a substância estimula a produção de glóbulos brancos pelo sistema imunológico, aumentando as nossas defesas. Com o sistema imune fortalecido, torna-se mais difícil o desenvolvimento de doenças que se dão através de microrganismos invasores, como fungos, vírus e bactérias.
O segundo motivo para a vitamina C ser importante, é a sua alta capacidade antioxidante, e a alta concentração disponível no camu camu faz com que a fruta seja um grande agente de combate aos radicais livres. Essas substâncias são os grandes vilões da saúde, podendo ser a causa de diversas doenças, uma vez que interferem na estrutura das células e conseguem alterar o nosso DNA.
Outra ação negativa dos radicais livres é o envelhecimento precoce. Por interferir nas paredes das células, elas deixam de absorver os nutrientes corretamente, dando à pele um aspecto envelhecido, com perda da elasticidade e capacidade de regeneração. A principal proteína associada ao combate ao envelhecimento, é o colágeno, e a sua produção é muito estimulada pelo ácido ascórbico.
O alto de ferro no camu camu, faz desta fruta uma importante aliada para pessoas que lutam contra doenças relacionadas à falta desse elemento, como a anemia. O ferro não só está presente em altos níveis, como também tem a sua absorção estimulada pela vitamina C, de maneira que a fruta entrega as duas substâncias em um só alimento.
O camu camu é uma fruta legitimamente brasileira, nascendo no coração da Amazônia. O seu consumo regular traz tantos benefícios à saúde que precisaríamos de livros e livros para detalhar cada um deles. A fruta pode ser incorporada na alimentação de diversas maneiras, basta encontrar aquela que mais agrade o seu paladar.