Atualmente, cada vez mais recorre-se a estratégias alimentares que possam ajudar o corpo a perder peso e os shakes para emagrecer são uma dessas estratégias.
Ao contrário do que muitos pregam, o shake emagrecedor é uma preparação que serve apenas de complemento da dieta para emagrecer. Isso significa que não deve ser utilizado para substituir as principais refeições como o almoço e o jantar e sim para ser ingerido em pequenas refeições como os lanches.
Os shakes emagrecedores não devem ser utilizados para substituir o almoço ou jantar porque são preparações que não oferecem todos os nutrientes dos quais o organismo recebe através das refeições. Por isso, devem ser utilizados somente como complementos.
Além disso, muitos pensam que somente ingerir shake para emagrecer trará resultados para o emagrecimento, porém, ele sozinho não traz efeito. Não adianta apenas ingeri-lo e permanecer com o restante da alimentação toda desregulada.
Para um emagrecimento eficaz é preciso seguir uma alimentação totalmente saudável e fazer uso do shake para auxiliar a dieta, se assim desejar. Além disso, é importante praticar atividade física regular para estimular ainda mais o emagrecimento.
Existem os shakes emagrecedores industrializados e os shakes para emagrecer naturais que podem ser feitos de forma caseira. Entre esses o melhor shake para emagrecer é o natural e caseiro, sem dúvida. O shake natural para emagrecer, além de ajudar no emagrecimento, oferta mais nutrientes e é mais benéfico à saúde por não conter aditivos químicos como os shakes industrializados.
Tabela de conteúdos
Os shakes para emagrecer funcionam?
Muitos profissionais da saúde e até mesmo pessoas comuns não veem os shakes para emagrecer com bons olhos. Isso acontece por causa da alegação de que eles somente ajudam o corpo a emagrecer no período em que são ingeridos juntamente com a dieta. Isso faria com que, ao término da dieta, ocorresse o famoso efeito sanfona que é a recuperação do peso perdido.
Isso é verdade sim, mas somente quando o shake substitui uma refeição e quando, durante a realização da dieta, não ocorre a mudança necessária na alimentação. Essa mudança deve ser seguida mesmo após o término da dieta para que o corpo consiga manter o peso perdido.
Os shakes para emagrecer podem ou não funcionar e isso vai depender de cada pessoa levando com consideração como os shakes são feitos e são ingeridos.
Para que realmente possam surtir efeito no peso, os shakes devem ser um auxiliar da dieta e não o agente principal. O agente principal da dieta emagrecedora é a alimentação saudável e a atividade física e os shakes para emagrecer apenas devem ajudar nesse processo. Se você colocar os shakes em primeiro lugar a tendência é que você não consiga perder peso, pode até perder, mas a tendência é retomá-lo.
Por isso, sempre é recomendado buscar ajuda de um profissional nutricionista que poderá orientá-lo e acompanhá-lo nesse processo para que os resultados possam aparecer e permanecer.
Propriedades do shake para o emagrecimento
Os shakes emagrecedores apresentam as seguintes propriedades que proporcionam o emagrecimento:
- São pobres em calorias
- Ajudam a limpar o organismo
- Exercem ação diurética combatendo a retenção hídrica corporal
- São ricos em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, garantem maior saciedade e ajudam a controlar a absorção de carboidratos
Como fazer os shakes para emagrecer caseiros
Como vimos, os melhores shakes são os naturais e caseiros. São mais saudáveis e eficazes para auxiliar o processo do emagrecimento.
Os shakes para emagrecer naturais e caseiros podem ser preparados com os seguintes ingredientes:
Frutas, verduras e legumes
Os shakes geralmente são preparados com frutas, mas podem ser acrescentadas as verduras como as folhosas verdes, além dos legumes.
Esses vegetais devem ser utilizados de forma integral, ou seja, com cascas, entrecascas, bagaços, talos e sementes. Assim o teor de fibras é maior, o que ajuda ainda mais na perda de peso.
Leites
Os leites devem ser os desnatados ou semidesnatados ou ainda leite vegetal (de preferência caseiro). Um derivado do leite que pode ser utilizado é o iogurte natural.
Sementes e cereais
Sementes também podem ser adicionadas. Entre elas estão a linhaça, a chia, o gergelim, entre outras. Além disso, cereais como a aveia também podem ser utilizados.
Esses ingredientes, além de serem nutritivos, são ricos em fibras que são substâncias eficazes no emagrecimento por melhorarem o funcionamento do intestino e retardarem a fome.
Oleaginosas
As oleaginosas também podem ser adicionadas aos shakes, pois alimentos ricos em fibras e gorduras insaturadas (gorduras boas). Entre as oleaginosas que podem ser utilizadas estão as castanhas, amêndoas, amendoins, entre outras.
Alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos também são indicados para comporem os shakes para emagrecer. As substâncias termogênicas presentes nesses alimentos aumentam a temperatura corporal e, consequentemente, aumentam o trabalho do metabolismo.
Com isso, ocorre maior gasto energético e maior perda de peso, principalmente em forma de gordura. Alguns dos alimentos termogênicos que podem ser utilizados são: cacau puro, guaraná em pó, gengibre e canela.
Sem açúcar
O recomendado é que os shakes para emagrecer não contenham adição de açúcares, mesmo os considerados saudáveis como açúcar mascavo, demerara, orgânico, entre outros. Estes são ricos em calorias e são carboidratos de rápida absorção.
Além dos açúcares, os adoçantes também não devem ser utilizados. É comprovado que os adoçantes estão relacionados com o aumento de glicose sanguínea e de peso.
Receitas de shakes para emagrecer
Alguns exemplos de receitas de shakes para você preparar são as seguintes:
- Shake de abacate, banana e linhaça
- Shake de morango, iogurte e aveia
- Shake de mamão, banana e aveia
- Shake de maçã, chia e canela
- Shake de chocolate e castanhas
Portanto, os shakes para emagrecer podem ser bastante úteis durante a fase do emagrecimento se preparados e consumidos de forma correta e com orientação profissional.
Você quer saber mais
Se quer melhorar sua dieta e ter uma melhor qualidade de vida, recomendamos ler.