Quem deseja emagrecer primeiramente deve planejar um cardápio com refeições saudáveis que ajudem e acelerem o processo de emagrecimento. A sopa para emagrecer é uma dessas preparações que não pode faltar no cardápio de quem deseja perder peso.
A sopa emagrecedora o prato principal da dieta da sopa. Além de contribuir para o emagrecimento, que é sua função principal, também é rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, além de líquidos, que contribuem para o bom funcionamento do organismo e a melhora e manutenção da saúde.
Acompanhe mais sobre sopa para emagrecer neste artigo. Saiba o porquê ela é eficaz para o emagrecimento, quais os seus outros benefícios para a saúde e como deve ser feita.
Tabela de conteúdos
Propriedades da sopa para o emagrecimento
A sopa emagrecedora é bastante eficaz para o emagrecimento por causa dos seguintes fatores:
É pobre em calorias
Um dos principais fatores que fazem a sopa emagrecedora ajudar o corpo a perder peso é porque ela é muito baixa em calorias.
Aumenta a saciedade
A sopa também ajuda no emagrecimento por garantir maior saciedade ao organismo por causa do seu bom conteúdo de fibras. Com isso, a fome demora mais a aparecer, o que mantém o consumo alimentar mais estabilizado.
Ajuda a controlar a absorção de carboidratos
As fibras presentes nesse tipo de sopa ajudam a controlar a absorção dos carboidratos presentes nessa preparação. Isso evita o aumento rápido da glicose no sangue e a posterior formação de gorduras.
É diurética
A sopa para emagrecer também possui ação diurética no organismo. Essa ação ajuda a eliminar os líquidos retidos no corpo que causam os inchaços, pois a sopa emagrecedora é rica em água, o que aumenta o volume urinário e, consequentemente, maior eliminação de líquido corporal retido.
Melhora o funcionamento do intestino
Outro benefício da sopa que emagrece é que ela ajuda a regular o funcionamento do intestino. Isso acontece por causa do alto teor de fibras que essa preparação contém.
As fibras melhoram o funcionamento do intestino porque estimulam os movimentos intestinais. Além disso, ajudam na formação do bolo fecal juntamente com a água dando volume e maleabilidade que, consequentemente, melhora a evacuação.
É desintoxicante
Mais uma propriedade da sopa emagrecedora é que ela ajuda a desintoxicar o organismo eliminando toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo, inclusive o processo de emagrecimento.
Nutre o organismo
A sopa emagrecedora tem como principais nutrientes, além das fibras, as vitaminas e os minerais que nutrem o organismo de forma adequada promovendo o seu bom funcionamento.
Além disso, a sopa também é rica em substâncias antioxidantes que contribuem para a prevenção de doenças e o envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, compostos que danificam as células saudáveis do corpo.
Como fazer sopa emagrecedora
Primeiramente, é preciso saber o que a sopa para emagrecer não deve conter. Ela não deve ser preparada nem com sal em excesso e nem com tempero industrializado como molhos prontos e caldos de carne ou galinha. Estes temperos devem ser evitados para não aumentar a ingestão de sódio e deixar o organismo propenso à retenção de líquidos.
Portanto, a sopa, para que auxilie no emagrecimento, deve ser preparada da seguinte forma:
De preferência com vegetais orgânicos
Essa preparação deve conter vegetais de preferência que sejam orgânicos. Estes são livres de agrotóxicos e outros substâncias químicas que agridem o organismo e prejudicam o seu funcionamento e também o processo de emagrecimento.
Com pouco ou nenhum sal
Como vimos, o sal em excesso pode causar retenção hídrica por causa do sódio. Por isso, o sal deve ser controlado na sopa para emagrecer ou de preferência que não seja adicionado sal.
Com temperos naturais
A sopa que emagrece também deve ser preparada com temperos naturais, ervas e especiarias. O uso de temperos naturais garante que a sopa realmente exerça a sua função no emagrecimento, além de deixar a preparação ainda mais saudável.
Entre os temperos, ervas e especiarias que podem ser utilizados podemos citar:
- Tomate
- Cebola
- Alho
- Pimentão
- Pimenta
- Gengibre
- Orégano
- Manjericão
- Alecrim
- Salsa
- Cebolinha
- Tomilho
- Noz moscada
- Açafrão ou cúrcuma
- Cominho
Com alimentos que contenham fibras
Além dos vegetais que fazem parte da sopa emagrecedora que são ricos em fibras, outros ingredientes também podem ser adicionados para aumentar ainda mais o teor de fibras da preparação.
Alguns exemplos desses ingredientes são as sementes como semente de chia, linhaça, gergelim, girassol, entre outras e cereais como, por exemplo, aveia, quinoa e amaranto.
Com alimentos fontes de proteínas
Os alimentos fontes de proteínas como carnes e ovos também podem entrar na lista da sopa emagrecedora. Isso porque esses alimentos são de digestão mais lenta, o que confere maior saciedade ao organismo e redução da fome.
Com alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos podem ser incluídos na sopa que ajuda a emagrecer porque são alimentos que potencializam ainda mais o processo de emagrecimento.
As substâncias termogênicas presentes nesses alimentos aumentam a temperatura corporal fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado porque o organismo passa a trabalhar mais. Com isso, ocorre maior queima calórica e, consequentemente, perda de peso que ocorre principalmente na forma de gordura, o que é mais saudável.
Alguns alimentos termogênicos que podem ser incluídos na sopa para emagrecer são: gengibre, pimenta e canela.
Preparada em pedaços
O ideal é que a sopa não seja liquidificada e sim com pedaços dos vegetais e dos demais ingredientes. Essa estratégia estimula a mastigação e, consequentemente, o processo digestivo.
Receitas de sopas para emagrecer
Alguns exemplos de receitas de sopas para emagrecer que você pode fazer são:
- Sopa de frango, arroz integral e legumes
- Sopa de cenoura, chuchu e beterraba
- Sopa de repolho, tomate e cebola
- Sopa de berinjela e abobrinha
- Sopa de couve e brócolis
- Sopa com folhosos
Vimos, portanto, que a sopa para emagrecer é uma boa opção para ajudar no emagrecimento e deve estar aliada a uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular para garantir melhores resultados.
Você quer saber mais
Se quer melhorar sua dieta e ter uma melhor qualidade de vida, recomendamos ler.