Chá de folha de amora
Além de ser muito gostoso, ele vem sendo cada vez mais consumido, principalmente por pessoas que gostam de ter uma vida muito mais saudável.
A amora é uma planta proveniente da Ásia cujas propriedades terapêuticas foram estudadas e identificados diversos benefícios ao nosso sistema imunológico. Existem várias maneiras de consumir a fruta, uma delas é através do chá de amora, o qual falaremos mais a frente.
Assim como há diferentes tipos da planta: a amora miura, amora branca e amora preta, facilmente cultivadas no território brasileiro devido a sua adaptação climática e por não ser necessário que se utilizem agrotóxicos para o seu crescimento.
Além de ser muito gostoso, ele vem sendo cada vez mais consumido, principalmente por pessoas que gostam de ter uma vida muito mais saudável.
A amora é uma planta silvestre muito abundante no Brasil por adaptar-se com facilidade às temperaturas mais quentes. Na culinária, um de seus principais usos além da fruta in natura, é como chá.
Obviamente que cada organismo possui uma aceitação particular referente às propriedades de cada alimento, e é devido a essa premissa que trazemos nesse artigo alguns dos benefícios do chá de amora ao nosso organismo e suas contra-indicações.
Você sabe para que serve chá de amora? Ele é utilizado para várias finalidades terapêuticas e medicinais, por meio de infusão (através da folha) para diversos tratamentos e até mesmo prevenção de doenças, se passar a fazer parte do nosso cotidiano como uma planta medicinal e para tratamentos alternativos.
A busca por uma vida mais saudável faz com que as pessoas se interessem pela infusão de chás através de combinações de folhas diversas, para conseguir encontrar os benefícios para uma vida mais regrada e com bem-estar. Dentre os benefícios do chá de amora temos:
Dentre os benefícios do chá de amora ainda podemos considerá-lo como inibidor de problemas bucais, anti-inflamatório para a garganta e na prevenção contra mucosas. É recomendado pelos profissionais que o chá seja consumido de forma moderada, pois todo o excesso se apresenta como uma marca prejudicial no nosso organismo.
Quando ingerido em excesso o chá pode causar alguns efeitos colaterais, como gerar um desconforto gastrointestinal, vômito e fadiga. O chá pode interferir na absorção de nutrientes e, portanto, não é recomendável o consumo antes de refeições.
Para que o chá possua o efeito esperado é recomendável que seja fervido com as folhas coletadas na hora do que com as secas ou desidratadas. O nível de concentração da folha é maior ao natural o que libera maiores compostos naturais que proporcionam os resultados observados através do consumo regular do chá.
A amora não é uma planta que possua muitas restrições. Seu uso não é recomendável para gestantes por provocar contrações e poder acelerar o processo de rompimento de bolsa.
Em pessoas que possuam diabetes tipo dois o consumo do chá deve ser por orientação médica uma vez que a planta acaba alterando a concentração do açúcar no sangue, o que pode ser prejudicial em casos de pacientes que utilizem insulina como tratamento.
O chá de amora pode ser utilizado junto com outras ervas medicinais o que pode fazer com que hajam outras contraindicações, efeitos colaterais variados e benefícios diversos além dos mencionados nesse artigo. Em todos os casos, o consumo em excesso pode vir a ocasionar perturbações hormonais e fisiológicas, podendo gerar desconfortos e mal estares devido às propriedades medicinais da planta.