Originária da China, a ameixa amarela, também conhecida como nêspera ou magnólio, principalmente em Portugal, é uma fruta da família Rosaceae. Ela é proveniente da árvore chamada de nespereira, que pode chegar a até 10 metros de altura. O nome científico da nespereira é Eriobotrya japônica.
Sua floração começa a surgir no outono e no começo do inverno, já sua frutificação, ao contrário de outras árvores que produzem frutos, acontece entre o final do inverno e o início da primavera, entre os meses de agosto e setembro. As flores são brancas, com cinco pétalas e com cerca de 2 centímetros de diâmetro, apenas. Elas surgem em cachos, que podem ter entre três e dez flores.
Característica da ameixa amarela
Com uma forma oval e tamanhos que vão de 3 a 5 cm, a ameixa amarela pesa em torno de 30 a 80 gramas, aproximadamente, possui a cor amarela-alaranjada e sua casca é aveludada e macia. A sua polpa, que é suculenta, pode variar de sabor (sendo ácida ou doce), de acordo com a maturação e a variedade da fruta. As sementes são marrons e a sua quantidade pode variar.
A casca da ameixa amarela é fina e pode ser retirada com bastante facilidade, com as próprias mãos, principalmente quando a fruta está madura. A presença de pectina, do alto teor de açúcar e acidez, fazem com que a ameixa amarela possa ser comparada com a maçã. É normalmente consumida in natura, com a presença de outras frutas e/ou em saladas de frutas.
Não é recomendável que a sua semente seja ingerida, pois há presença de glicósidos cianogênicos, ou seja, substâncias presentes na confecção do cianeto. Esses componentes são liberados principalmente quando ingerida a semente.
Algumas curiosidades da ameixa amarela
- O país que mais produz a ameixa amarela, ou nêspera, é o Japão, seguido de Israel e do Brasil. Mas, vários outros países, como, por exemplo, a Grécia, a Espanha, a Itália e Portugal, também conseguem cultivar essa variedade de fruta.
- No Brasil, o estado que mais produz a ameixa amarela é São Paulo.
- A ameixa amarela já foi usada como um remédio natural, principalmente para o tratamento da osteoporose e no controle da pressão arterial.
- Na literatura chinesa antiga, nos poemas de Li Bai, as ameixas amarelas eram sempre citadas, mas com o nome de nêsperas.
- A ameixa amarela é rica em vitamina A, e é muito usada em perfumaria.
- Apesar de existir uma grande variedade de ameixas, com cores variadas, a amarela tem como diferencial o seu sabor mais adocicado e uma capacidade muito maior de fornecer energia.
- A ameixa amarela não engorda. Cada 100 gramas da fruta possuem apenas 45 calorias. Isso é o que a torna uma ótima opção para quem está buscando uma alimentação mais saudável e/ou deseja perder alguns quilinhos.