A variedade e a riqueza da natureza são realmente muito impressionantes. Por exemplo, existem mais de 100 categorias de ameixas das mais variadas cores, sabores e benefícios para o organismo. Vamos ver uma delas, a ameixa vermelha.
A ameixa vermelha
A ameixa vermelha é uma variação desta fruta, famosa em locais da América do Sul, mais especificamente de países como a Argentina, o Chile, e também na Europa, como na Espanha. Existe ainda, a ameixa vermelha japonesa, típica deste país.
Em relação ao sabor, essa ameixa é mais suculenta por dentro, possuindo um gosto agridoce bem característico. Ela é, também, mais propensa ao cultivo em climas frios. A amarela, em contraste, é mais comum em climas mais quentes e tem um interior um pouco mais seco.
Além do sabor, sua característica mais marcante e evidente aos olhos é a belíssima cor avermelhada. Ela é uma ótima opção para o café da manhã, e uma alternativa bem saudável para o lanche da tarde.
A ameixa, de modo geral, é conhecida por suas propriedades laxativas, e muito usada como uma forma de ajudar a controlar o intestino. Porém, a ameixa vermelha oferece outros benefícios além deste. Essa fruta, é carregada de substâncias importante de diversos grupos como os antioxidantes, minerais e vitaminas.
As características da ameixa vermelha
Um exemplo dessas substâncias são as vitaminas do complexo B, muito presentes na ameixa vermelha. Estas, trabalham na quebra dos alimentos consumidos, ajudando muito no metabolismo geral do corpo. A vitamina C, também presente, aumenta a imunidade do organismo.
As vitaminas do tipo A, também estão bem presentes no alimento, em contraste com as ameixas de outras cores, que geralmente são bem pobres nesta substância. Este composto é muito importante para a saúde dos olhos.
A vitamina K também merece um destaque especial. Ela ajuda a tornar os ossos mais fortes, evitando doenças deste tipo. Além disso, ela diminui a coagulação desnecessária do sangue.
Assim como grande parte das frutas do grupo das ameixas, a variação vermelha também ajuda a regular o sistema digestivo e o intestino, cujo movimento é muito facilitado pela alta quantidade de fibras na fruta.
A ameixa vermelha também é rica em diversos antioxidantes como os flavonoides, que ajudam a conter os radicais livres, evitando danos celulares e desacelerando um pouco o envelhecimento do corpo.
Outro grupo de substâncias que está bastante presente na ameixa vermelha e que faz bastante diferença são os minerais. Ferro, potássio e flúor são exemplos de elementos que ajudam muito na produção de glóbulos vermelhos no sangue, ou seja, a fruta também traz benefícios para a circulação.
O potássio, em especial, tem uma grande participação na atividade muscular. Ele ajuda a transmitir os impulsos nervosos e, principalmente, na concentração dos músculos. Isso o torna um grande aliado para quem malha e procura ganhar massa muscular.