A amora (Rubus spp) é uma frutinha com mais de 700 espécies, todas com ótimas aplicações culinárias e farmacológicas. Dentre estas espécies, encontramos a amora miura (Morus nigra L.), um tipo de amora de origem asiática que é híbrida e não se reproduz.
Esta característica concentra uma quantidade maior de nutrientes em suas folhas e frutos, apesar de ter as mesmas características de qualquer amora, o que incrementa a sua eficiência no tratamento e prevenção de diversas doenças.
Sobre a Amora Miura
A amora miura é um tipo de amora preta híbrida batizada em homenagem a Mamoru Yamamoto, e é plantada no nordeste brasileiro, onde se encontram plantações que permitem produzir o ano inteiro, diferente do que aconteceria se o cultivo ocorresse no sul do Brasil.
Nas fazendas de Mamoru Yamamoto são produzidas cerca de 40 toneladas de chá de amora miura, feito a partir da folha da amora, que é extremamente rica em nutrientes. É exatamente por isso que a folha da amora preta é usada para alimentar o bicho da seda nos primeiros meses de vida, pois tem todas as características necessárias para uma produção consistente de fio de seda.
A amora miura é rica em vitamina C e flavonoides antioxidantes, além de conter proteínas, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, selênio, entre outros. Além disso, ela contém compostos secundários que ajudam no combate de doenças como o câncer e doenças cardiovasculares.
Estes mesmos benefícios foram observados no chá da amora miura, que é recomendado especialmente para os cuidados durante a menopausa, auxiliando também no controle da diabetes, em dietas para emagrecer, entre muitos outros benefícios.
Características dos produtos à base de Amora Miura
Apesar de a amora miura, em específico, ter apenas o aproveitamento das folhas, a medicina popular utiliza todas as partes da amora e da amoreira (frutos, folhas, casca da árvore e raiz), com benefícios variados para a saúde.
Entretanto, durante o processo de cultivo e processamento da amora miura produzida por Mamoru Yamamoto, são utilizadas apenas as folhas e os frutos são descartados. Por isso, todos os produtos à venda no mercado que utilizam a amora miura como base são fabricados apenas a partir das folhas, e têm diversas apresentações.
Podemos encontrar a amora miura em cápsulas, em folhinhas desidratadas para fazer o chá, em extrato concentrado, em tintura e in natura para plantar em casa. Todas contêm as características da amora miura em maior ou menor quantidade, vale pesquisar qual é a melhor forma de consumi-la, de acordo com a sua necessidade.
Muitas pessoas ao redor do mundo têm utilizado a amora miura com excelentes resultados, e estudos clínicos foram realizados pelo Ministério da Saúde japonês que comprovaram os diversos benefícios para o corpo e para a mente.