Você sabe para que serve óleo de coco? O óleo de coco é cheio de benefícios devido as suas propriedades, que ajudam a manter a saúde do seu corpo. Ele é um alimento funcional extraído diretamente do coco e pode ser encontrado no mercado em duas formas: refinado e extravirgem.
A primeira versão é feita quando o coco já está ressecado, enquanto a segunda é feita com ele ainda fresco. Na temperatura ambiente, ele é encontrado em seu estado líquido.
Os benefícios e funções do óleo de coco são diversos, desde hidratação do corpo, auxílio na queima de gordura e até hidratação no cabelo. Ele é rico em um tipo diferenciado de gorduras saturadas chamado de triglicérides de cadeia média.
A princípio, este alimento ganhou fama principalmente por ajudar na perda de peso, mesmo não possuindo aceitação total da academia médica.
Afinal, para que serve óleo de coco?
Óleo de coco no rosto
Alguns estudos mostram que o óleo de coco melhora a elasticidade da pele. A presença de antioxidantes em sua composição ajuda a combater os radicais livres, por isso é recomendado também usar o óleo de coco na pele. Além disso, ele é uma ótima fonte de vitamina E, com fortes poderes hidratantes.
Seja puro ou em versões industrializadas em cosméticos, você pode usar e abusar da hidratação com óleo de coco .
Óleo de coco para cabelo
Recomenda-se também o óleo de coco para cabelo, pois, por ser rico em vitamina E, fortalece a saúde dos fios. Isso porque ele hidrata e nutre toda a extensão capilar, tornando os cabelos mais brilhantes, sedosos e com formas mais definidas.
Ele pode ser usado para todos os tipos de cabelo, mas é importante evitar passar na raiz, principalmente se ela for oleosa, pois isso pode aumentar a oleosidade dos fios.
O óleo de coco passou a ser usado recentemente em tratamentos capilares. Usa-se tanto o produto natural quanto produtos industrializados à base do óleo de coco. A versão mais recomendada para utilizar nos fios é a extravirgem, pois assim o cabelo absorve as propriedades com maior facilidade.
Óleo de coco para colesterol
Como você deve saber, nosso organismo pode acumular dois tipos de colesterol: o bom (HDL) e o mau (LDL). Para estarmos saudáveis, precisamos aumentar o bom. O óleo de coco, por conter muitas gorduras saturadas, faz com que o LDL se transforme em um subtipo benigno.
Em longo prazo, o uso contínuo do óleo de coco reduz drasticamente o risco cardiovascular. Além disso, você melhora muito sua circulação sanguínea, pois o óleo de coco também melhora a ação antioxidante do organismo.