A garcínia cambogia, atualmente chamada Garcinia gummi-gutta, tornou-se popular no ocidente para quem busca reduzir a gordura corporal. Os derivados desta planta costumam inclusive trazer entre os seus efeitos o controle do apetite.
Estes resultados se devem a presença de ácido hidroxicítrico (HCA) na fruta. Entretanto os benefícios da garcínia cambogia não são causados apenas pelo HCA, mas pela rica combinação de nutrientes do produto.
Uma das formas pela qual a planta e seus derivados trazem ganhos para o organismo é no equilíbrio do glicogênio. Este polissacarídeo, concentrado especialmente em fígado e músculos, serve como fonte de energia. Isto ajuda a aumentar a disposição, combatendo quadros de fadiga e fraqueza muscular. Por conta desta explosão energética o nosso corpo demanda menos açúcar para as suas atividades.
Combinado ao HCA estas características vão resultar na supressão do apetite. Ou seja, consumir a garcínia e seus derivados habitua o organismo a demandar alimento apenas na hora e quantidade adequada. A melhora do metabolismo é um resultado colateral.
Beneficios para o colesterol
O equilibro dos níveis de colesterol no sangue também é promovido por este produto. Novamente, o casamento entre HCA e os demais componentes da planta vai ser o grande responsável.
Com isto são reduzidas as quantidades de LDL, o colesterol ruim, enquanto aumentam os níveis de HDL, versão boa do esteroide. Os benefícios da garcínia cambogia neste caso estarão ligados também à prevenção de problemas cardiovasculares, como derrames, ataques cardíacos e arteriosclerose.
Benefica no controle da diabetes
Uma consequência direta destas melhoras a ser mencionada é a diminuição da pressão arterial. O papel regulador da garcínia vai se mostrar também no controle do açúcar no sangue. Isto significa que a planta pode servir como tratamento complementar para os casos de diabetes.
Outras vantagens relacionadas ao composto HCA são a redução do estresse e o combate à depressão. Isto vai se possível porque a planta tem o poder de regular os níveis de cortisol no sangue. Este é um dos principais hormônios desencadeados pelo estresse. De tabela este efeito pode ter um papel expressivo no controle da ansiedade. No geral, pode-se dizer que o estresse oxidativo de todo o organismo será reduzido.
Ajuda a superar a depressão
Com relação à depressão a eficácia da garcínia cambogia é muito similar à dos medicamentos antidepressivos. E isto porque ela é capaz de estimular a produção de serotonina no corpo. Além disso, podemos considerar que a soma dos efeitos agregados ajuda a gerar a sensação de bem-estar. Não podemos esquecer ainda que o HCA age sobre os neurotransmissores estabilizando o humor.
Propriedades da garcínia cambogia
Analisando os benefícios acima descritos podemos concluir que as propriedades da garcínia cambogia incluem as funções digestivas, termogênicas e estimulantes. A isto podemos acrescentar que ela é também um laxante suave, além de agir contra depressão e estresse. Um alerta deve ser feito, no entanto, quanto ao consumo dos derivados da garcínia.
Nem todos os supostos benefícios da garcínia cambogia foram comprovados, portanto o seu uso deve ser feito com cuidado.