É rico em nutrientes, vitaminas e substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo, e não é por menos que é classificado como um dos superalimentos mais poderosos da atualidade. Nesse artigo confira um pouco mais sobre freekeh benefícios e como ele interage com o nosso organismo.
Inúmeros benefícios para a saúde
Uma das grandes características desse alimento, é a pequena quantidade de gorduras e carboidratos, em contraste com as proteínas e fibras que estão presentes em altíssimas concentrações. As fibras são as grandes responsáveis por nos darem sensação de saciedade, de maneira que o consumo regular do trigo verde pode ser uma grande ajuda para indivíduos que buscam controlar o peso.
As fibras são tão ricas que podem ser agrupadas em duas categorias, as solúveis e insolúveis. O primeiro grupo influencia diretamente nas concentrações de glicose no sangue, podendo auxiliar pacientes diagnosticados com diabetes, enquanto o segundo grupo reforça a digestão saudável, estimulando o funcionamento do trato intestinal.
As substâncias presentes no freekeh, além das fibras, são excelentes para a flora intestinal. Elas agem como alimento para as bactérias que vivem no sistema digestivo e auxiliam no processo de absorção de nutrientes e minerais.
Além de auxiliar no emagrecimento, o freekeh pode ser um grande coadjuvante em dietas para ganho de massa muscular, uma vez que é rico em proteínas e em ácido glutâmico, que ao ser processado pelo organismo produz uma substância que gera maior resistência e força muscular, fatores fundamentais para o processo de hipertrofia.
Outra grande propriedade do freekeh, é a presença de carotenoides, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres que circulam pelo corpo e podem interferir no funcionamento de diversos órgãos, além de comprometerem a estrutura das células. Os carotenos, em especial, atuam diretamente na região dos olhos, auxiliando no combate a degeneração dos músculos, e prevenindo a perda da visão.
Ingestão de freekeh
Os benefícios do freekeh são inúmeros, mas é necessário tomar cuidado ao ingeri-lo. Lembre-se que, apesar de menores que no trigo tradicional, os índices de glúten ainda são altos, então portadores da doença celíaca não deve consumi-lo. Recomenda-se que a ingestão seja de no máximo 2 ou 3 colheres de sopa por refeição, para que o organismo consiga digerir bem a proteína sem causar complicações.
O consumo diário de freekeh pode ajudar a regular diversas funções do corpo e auxiliar no processo de emagrecimento. Ele pode ser consumido através de inúmeros pratos, basta encontrar a maneira que mais se adeque às suas preferências alimentares e ao paladar. De todas as formas, estará absorvendo todos os benefícios desse superalimento.