O milho é um alimento muito completo que contém principalmente vitaminas A, B e E, além de inúmeros minerais, que favorecem o metabolismo no organismo. Por isso, é benéfico para combater várias doenças, como diabetes ou problemas de hipertensão.
Um alimento rico em antioxidantes
O primeiro benefício que precisa ser citado aqui no que diz respeito ao consumo de milho é o quanto esse alimento é rico em antioxidantes, um benefício que pode ser encontrada em todas as inúmeras variedades de milho. Como bem se sabe, os antioxidantes são responsáveis por dar proteção às células do nosso corpo, principalmente contra os radicais livres.
Uma excelente fonte de proteínas
Segundo recomendações dos nutricionistas, uma dieta balanceada deve conter diariamente uma certa dose de proteínas, o que pode ser conseguido através da ingestão de um delicioso alimento, o milho. Quando consome milho, o indivíduo consome também todos os aminoácidos importantes para o equilíbrio de uma boa saúde.
Rico em fibras
Como bem se sabe, o consumo de fibras é essencial ao bom funcionamento do corpo humano, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento do intestino. E nesse quesito o consumo de milho também é excelente, pois ajuda a prevenir a constipação do intestino.
Alimento rico em calorias
Não é à toa que o alimento é a base da alimentação de muitas populações, inclusive garantindo a sobrevivência de diversos países que têm como base a produção agrícola. Isso porque cerca de 100 gramas de milho cozinho contém aproximadamente 90 calorias, tornando esse alimento um dos mais calóricos entre os cereais.
O cereal à base de milho é rico em ácido fólico
Essencial ao nosso organismo, principalmente em mulheres em idade fértil, o ácido fólico também é indispensável no que diz respeito à saúde do coração, isso porque atua na conversão de um aminoácido chamado homocisteína, protegendo o coração dos seus efeitos nocivos.
Um grão rico em minerais e vitaminas
Além de todos os benefícios já citados acima, o milho ainda possui em sua composição diversas vitaminas e minerais essenciais à manutenção da saúde. A quantidades destes nutrientes que confere ao milho propriedades nutricionais únicas varia dependendo do grão, mas nunca deixa de existir. Enquanto o milho de pipoca possui uma maior quantidade de minerais, o milho verde é o que mais possui vitaminas.
O milho também previne contra doenças do coração
Segundo apontam pesquisas, o milho possui algumas substâncias que são capazes de diminuir o excesso de colesterol existente nas paredes vasculares, o qual é o grande responsável por inúmeras doenças que atacam esse órgão. O óleo à base de milho, especialmente, é o mais indicado para garantir que a saúde do coração esteja em dia, prevenindo contra ataques cardíacos e acidente vascular cerebral, por exemplo.