Você sabia que o milho é um dos cereais mais consumidos no mundo? O alimento tem uma variedade de espécies e oferece muitos benefícios para a nossa saúde. O milho é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais, que pode melhorar o funcionamento do nosso intestino e prevenir diversas doenças. Conheça os principais benefícios do milho neste texto.
O milho é rico em antioxidantes
Todas as variações de milho que encontramos no mercado apresentam uma boa quantidade de fitonutrientes antioxidantes. O que pode mudar de um “tipo” de milho para outro é a combinação com estas substâncias. O milho de grãos amarelos, por exemplo, possui uma quantidade maior de luteína do que o milho azul. A luteína é uma dos principais carotenoides, que auxilia na saúde dos olhos.
Os antioxidantes combatem os radicais livres em nosso corpo, que podem causar diversos tipos de doenças. Ao ficarmos expostos a lugares com uma grande concentração de poluição, radiação ou em contato com produtos químicos, esses radicais livres atacam nosso sistema imunológico.
Por isso os antioxidantes, presentes em abundância no milho, são importantes para proteger as células do nosso corpo, além de garantir a saúde do coração e prevenir alguns tipos de câncer.
O milho é uma boa fonte de proteínas
O consumo de milho pode garantir cerca de 10% da proteína necessária para o nosso corpo, diariamente. Uma porção deste alimento conta com 5 gramas de um tipo de proteína, que contém boa parte dos aminoácidos essenciais, com exceção da lisina, obtida a partir do consumo de ovos, carnes ou feijão.
É importante ressaltar que nosso corpo deve buscar fontes diversificadas de proteínas. Os nutricionistas recomendam o consumo de diferentes alimentos devido às concentrações de nutrientes, que podem variar. A quantidade indicada para cada um também muda. Para os homens, é necessário o consumo diário de 46 gramas, enquanto para as mulheres são necessárias 56 gramas.
O milho contém ácido fólico
Este ácido tem um papel muito importante para a nossa saúde. Ele é o responsável por metabolizar as proteínas e o DNA (Ácido Desoxirribonucleico). O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e tem um papel muito importante no metabolismo do corpo, principalmente para mulheres que desejam engravidar, pois esta vitamina pode evitar que o feto desenvolva imperfeições.
Para a saúde em geral, o ácido fólico presente no milho pode contribuir para a saúde do coração. No organismo, ele pode converter um aminoácido chamado homocisteína, impedindo a sua elevação, que pode causar danos no vaso sanguíneo.
Um copo de grãos de milho pode oferecer cerca de 34 microgramas de ácido fólico, o que pode ajudar na produção de neurotransmissores cerebrais e garantir a quantidade indicada para o nosso corpo.