E a ação deste produto com relação ao estresse fez com que o seu uso fitoterápico se popularizasse na Europa. Leia o texto para saber mais sobre os benefícios da rhodiola e o como ela pode auxiliar na sua saúde?
Benefícios da rhodiola: Estimulante natural
Para começar, a rhodiola pode ser benéfica para a memória e o processo de aprendizagem. Pois a sua ingestão frequente afeta diretamente as capacidades de concentração e memorização.
Além disto, este produto pode atuar na redução da fadiga mental, podendo agir, ainda, para melhorar a qualidade do sono. A estabilização do humor e uma maior disposição também foram relatadas por pessoas que participaram de estudos sobre o consumo da rhodiola.
Protege o coração
Proteger o sistema cardíaco contra danos causados por estresse ou trauma é outro benefício da rhodiola. Quando há uma descarga grande de estresse no corpo, as glândulas suprarrenais liberam catecolaminas e corticosteroides. Este excesso provoca aumento da pressão arterial, assim como dos níveis de colesterol e potássio no sangue. Fatores estes que estão ligados a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. A rhodiola vai agir justamente na redução destes hormônios.
Outra forma pela qual este produto pode prevenir doenças cardíacas é na diminuição do nível de lipídios no sangue. Auxiliando na captação de cálcio, também poderá haver uma regulação dos batimentos cardíacos e neutralização de arritmias.
Em situações onde há muito frio, ou elevada altitude, o potencial de contração cardíaco pode ser prejudicado. A rhodiola vai combater este estado. E este é inclusive um dos benefícios desta erva conhecidos há mais tempo.
Melhora a imunidade, reduz a fadiga e combate a depressão
Já é comprovado há tempos, por estudos, que os extratos de rhodiola ajudam a revigorar o sistema imunológico. Pois as substâncias presentes neste produto tendem a restabelecer o equilíbrio metabólico do corpo.
Quando a imunidade é reduzida por conta do estresse, a rhodiola também pode ajudar. Isto acontece porque ela controla a liberação de glicocorticóide. Este é um dos hormônios responsáveis por causar a suscetibilidade do organismo aos efeitos do estresse.
Outra forma como a rhodiola pode ajudar é em momentos de tensão e na diminuição da fadiga. As evidências comprovam que o extrato do produto pode atingir este efeito, além de promover uma sensação de bem-estar.
Em pesquisas, foram testados os resultados em estudantes e trabalhadores noturnos, e em ambos os casos as melhoras foram significativas. Para pessoas que sofrem de quadros depressivos leves ou moderadamente graves, a rhodiola também é indicada. Os benefícios já podem ser sentidos a partir de seis semanas de uso.
Vale lembrar ainda que a rhodiola pode combater a insônia, hipertensão, gripes e resfriados e, até mesmo, dores de cabeça.