A bétula é um gênero de árvores bem compridas, chegando a 30 metros de altura, mas tem porte médio e é originária de regiões com clima temperado do hemisfério norte.
Também é conhecida como vidoeiro, vidoeiro branco e senhora dos bosques.
Pertence à família Betulaceae e tem dezenas de espécies diferentes espalhadas pela América do Norte, Europa e Ásia.
São árvores cujo tronco é coberto por uma casca meio prateada, e que tem sido usada para diversas finalidades medicinais pelas propriedades encontradas nas folhas, no tronco e, até mesmo, na seiva.
Espécies mais utilizadas
A bétula no Brasil tem presença predominante da Betula pendula, nome científico da bétula branca, ou vidoeiro branco.
Esta espécie é muito comum na Europa, especialmente na região da Alemanha, e no sudeste da Ásia, principalmente Mianmar e Tailândia.
Também é possível encontrar aqui produtos fabricados a partir da Betula glandulosa, comum nos Estados Unidos, e a Betula Grossa, proveniente do Japão.
A presença da bétula no Brasil
Apesar de não crescer naturalmente no Brasil, a bétula pode ser cultivada e se desenvolver bem em climas mais amenos, sendo possível ser plantada no Brasil, como tem acontecido em projetos paisagísticos e em áreas de recuperação ambiental.
Aliás, a bétula é ótima para o meio-ambiente, principalmente por ser reconhecida como uma planta que purifica o solo ao seu redor, e o cultivo dela em áreas contaminadas ajuda na recuperação da flora local. Este uso já tem sido bastante utilizado no Brasil.
Além disso, é possível encontrar no nosso país diversos produtos originários da bétula, incluindo móveis e papel fabricados com a madeira da árvore, mas principalmente remédios e produtos de beleza.
Também pode ser comprado no Brasil óleo para celulite, esfoliante corporal, creme de massagem, tônico capilar, shampoo e condicionador, além do óleo essencial, folhas para fazer chá, entre muitos outros produtos, todos fabricados a partir da bétula.
Até mesmo mudas, sementes e a árvore inteira para o cultivo doméstico da bétula podem ser encontrados facilmente na internet e lojas de paisagismo.
Dificuldades de acesso
Apesar disso, a oferta e, principalmente, a disponibilidade da bétula e dos seus produtos derivados ainda é um tanto insipiente em nosso país, um fator que dificulta a difusão dos produtos fabricados com a partir da árvore.
De qualquer forma, mesmo os produtos distribuídos no Brasil são feitos com matéria prima importada, pois as grandes plantações de bétula estão na Europa e sudoeste da Ásia.
Por isso, a grande maioria dos produtos são mais caros no Brasil se comparado com o preço praticado nos principais mercados do mundo.
Além disso, são produtos relativamente difíceis de achar, principalmente os móveis e cosméticos mais elaborados, mas é possível comprar online ou em lojas especializadas.