O chá de bétula, também conhecido como chá de vidoeiro, é uma bebida natural da Ásia e da Europa que vem conquistando dia após dia a mesa dos brasileiros.
Rico em nutrientes e propriedades benéficas para o nosso organismo, o chá de bétula já se revelou um grande aliado do sistema digestivo e seu consumo é altamente indicado para auxiliar a cicatrização do corpo.
Sendo assim, para você aproveitar ao máximo as propriedades dessa valiosa bebida, confira a seguir uma receita de chá de bétula que separamos para você.
Chá de Bétula
O chá de bétula possui uma infinidade de benefícios, agindo principalmente contra as cólicas renais, icterícia, psoríase, gota, cistite, calvície, caspa, dores musculares, irritação da pele, uretrite, crescimento dos cabelos e até mesmo para auxiliar na purificação sanguínea.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 5 minutos
- Rendimento: 2 porções
Ingredientes
- Folhas secas de Bétula
- 500 ml de água
- Adoçante a gosto (mel, açúcar e outros)
Modo de Preparo
1. Coloque a água para ferver.
2. Adicione 2 colheres de chá de folhas secas de bétula na água fervente.
3. Mexa com uma colher e desligue o fogo.
4. Deixe em repouso por mais ou menos 10 minutos.
5. Agora e só coar e servir.
6. É recomendável tomar ao longo do dia, um copo de manhã e outro à noite ou à tarde.
Chá de bétula para os cabelos
O chá de bétula também pode ser um grande aliado para o crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo. Para usufruir mais esse dos vários benefícios do chá de bétula, basta prepará-lo como você aprendeu na receita acima.
Após o preparo, aguarde até que a bebida esfrie e aplique nos cabelos. Uma das maneiras de facilitar a aplicação é utilizar um borrifador. Além disso, no momento de aplicar o chá de bétula no couro cabeludo, massageie suavemente. Esse gesto é fundamental para preparar o couro cabeludo para o chá, pois facilita a imersão do líquido nos poros capilares.
Efeitos Colaterais da Bétula
É extremamente contra indicado o consumo de chá de bétula por pessoas que sofrem de algum tipo de doença cardíaca ou renal, gestantes e hemofílicos. Nesses casos, a planta pode aumentar o risco de hemorragia. Além do mais, o contato com a resina que é produzida pela árvore da bétula pode causar irritações na pele de algumas pessoas.
É importante lembrar que é extremamente recomendável que você consulte um médico especialista antes de inserir qualquer produto na sua dieta, mesmo quando falamos nos alimentos naturais. Só ele pode diagnosticar o seu problema e indicar o consumo de determinada substância que possa auxiliar o seu tratamento.