Você já ouviu falar do Kefir de água? Trata-se de uma bebida fermentada que traz uma série de benefícios para o seu organismo. Sua natureza probiótica permite tratar doenças do intestino, assim como fortalece o sistema imunológico.
Ainda podemos mencionar a ação antioxidante e a regulação da pressão sanguínea como proveitos deste líquido. Mas como cultivar Kefir de água? Saiba que isto acontece através de um processo relativamente simples.
Além de gostoso, o Kefir de água, também conhecido como tibico, ainda protege o sistema digestivo, possui características de antiinflamatório e auxilia no emagrecimento, pois diminui a fome. Portanto, é uma boa ideia aprender um pouco sobre como cultivá-lo.
Como fazer Kefir de água
O Kefir de água nada mais é do que grãos de Kefir que são cultivados em água – o mais conhecido é o de leite, porém, nesse texto, não trataremos dele. O Kefir possui várias bactérias que utilizam o açúcar para formar mais vitaminas e minerais.
Por se tratar de uma bebida fermentada, o Kefir tem na sua composição organismos vivos. Na prática, é um processo não muito diferente daquele pelo qual passam os iogurtes. Portanto, para que a bebida seja eficaz é preciso saber cultivá-la.
Como o kefir se prolifera muito rápidamente, muitas pessoas (que o possuem) dão alguns grãos a amigos e familiares. Isso porque ele pode ser cultivado dentro da sua casa. Porém, caso não conheça ninguém que tenha Kefir e queira doar para você, é possível encontrar sites pela internet ou, até mesmo, páginas em redes sociais que têm grãos disponíveis.
Para cultivar o Kefir de água não é muito difícil. Pelo contrário, é mais simples do que você imagina. Os elementos essenciais para fazer essa bebida probiótica são água e açúcar mascavo. É só você misturar esses dois com os grãos de kefir e mantê-los em um pote, fechado com um pano, para que possa ventilar. Entre 12 e 48 horas o seu kefir estará pronto para consumo.
Kefir de água: como cuidar e como consumir
Uma notícia boa é que o seu Kefir pode ser refermentado quantas vezes você quiser. Basta usar os utensílios corretos na manipulação da bebida (manusear com colheres de pau ou de plástico) e evitar a luminosidade. Lembre-se de que para cada colher de grão de Kefir usa-se 500 ml de água e 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.
O líquido pode ser ingerido puro. Mas você também pode usar a bebida em receitas de iogurtes, queijos e até mesmo para fazer refrigerante natural. Lembre-se que este preparo vai proteger o seu intestino. E saiba que ele também possui efeito antiinflamatório. A regulagem do sono e da ansiedade também são fatores trabalhados pelo Kefir de água. Viu quanta coisa? Coloque a receita em prática e confirme você mesmo os benefícios deste líquido.