Faça você mesmo
Para fazer o óleo de linhaça caseiro você vai precisar de um litro de óleo de oliva extravirgem, 100 gramas de semente de linhaça fresca, uma colher de sopa de alecrim seco e uma colher de sopa de orégano seco.
Para preparar, coloque as sementes de linhaça no liquidificador e as triture levemente. Separe um recipiente de vidro escuro para colocar as sementes, o óleo de oliva e as ervas secas. Aguarde 30 dias, e, usando um pano de algodão limpo, coe o conteúdo. Guarde o óleo em um frasco escuro e com tampa.
Já o óleo de linhaça que você adquire em lojas de produtos naturais, por exemplo, é feito um pouco diferente. O processo envolve máquinas mais específicas, de produção industrial. Essas máquinas conseguem extrair o óleo de semente por semente de linhaça.
Depois de fazer o óleo de linhaça, você terá em casa um forte aliado a sua saúde, que, além dos benefícios citados acima, ainda melhora o funcionamento do seu intestino, fazendo com que ele absorva mais nutrientes e se livre das toxinas.
Na hora de consumir, o ideal é que você tome de uma a duas colheres de sopa por dia, no máximo. Vale lembrar que é extremamente contra indicado aquecer o óleo de linhaça, já que, desta forma, o alimento perderá as suas propriedades naturais.
É possível usar o óleo de linhaça em saladas, sucos, como substituto do azeite na guacamole, em sopas frias, patês, entre outros. Uma dica é consumir com laticínios, como iogurtes e queijos frescos, fazendo com que o seu organismo absorva melhor os ácidos graxos.
Além da alimentação, o óleo de linhaça também pode entrar na sua rotina de beleza! Use-o como umectante e você verá a melhora dos seus fios, já que a substância devolve o brilho e a nutrição aos seus cabelos. Além disso, também é possível usar uma pequena quantidade para massagear o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios.