Considerada o “Ouro dos Astecas”, a lucuma é um ingrediente fundamental para sorvetes e outras sobremesas. A seguir você confere como preparar a lucuma, dicas de uso e onde comprar e aproveitar os benefícios nutricionais dessa fruta.
Como a farinha de lucuma é consumida
A tradição da lucuma (Pouteria lucuma) na região dos Andes, especialmente no Peru, possibilitaram o seu uso continuo desde 8.000 anos a.C., o que contribuiu para o cultivo da fruta e a difusão do seu uso.
Desta forma, a lucuma in natura e a farinha da lucuma – também conhecida como lucuma em pó – são ingredientes fundamentais em receitas que, além de deliciosas, são altamente nutritivas.
A grande vantagem da farinha da lucuma para a lucuma fresca é que, no caso da farinha, é possível estocar e conservar o produto por longos períodos, pois a versão em pó não tem prazo de validade.
Isso significa que a lucuma em pó pode ser utilizada em uma grande variedade de receitas doces, incluindo sorvetes, bolos, tortas e mousses; bem como pode ser incorporada a receitas salgadas, como massas para pastel, pizza e pão.
A versatilidade da lucuma também permite adicionar a farinha desta fruta polvilhada sobre cereais, saladas, saladas de frutas, vitaminas, iogurtes e papinhas de bebê, concedendo a essas refeições suas características nutricionais com um baixo índice glicêmico.
Farinha de lucuma para sorveteria, pastelaria e confeitaria
O uso da farinha de lucuma nas receitas de produtos industrializados e de uso comercial tem se popularizado pelo mundo nos últimos 20 anos, mas, no Peru, Bolívia, Costa Rica e em outros países sul-americanos, ela sempre foi comum.
Tanto é verdade que o sorvete de lucuma é um dos sabores mais populares no Peru, rivalizando até mesmo com chocolate e morango.
O sorvete pode ser produzido a partir da polpa da lucuma ou da versão em pó, o que confere à sobremesa resultados diferentes.
A lucuma também pode ser usada para turbinar qualquer receita que contenha açúcar, especialmente massas, que podem ser salgadas ou doces, e produtos de confeitaria, como bolos e tortas.
A substituição é bem simples: 2 colheres de lucuma em pó para cada colher de açúcar refinado. Assim, milhares de estabelecimentos, inclusive no Brasil, tem utilizado a lucuma em suas receitas e oferecido mais saúde para os consumidores.
Onde comprar e preço
Apesar de ser popular em outros países do nosso continente, a lucuma ainda é cara e difícil de encontrar no Brasil.
Sorvetes e outras receitas com a fruta podem ser consumidos por preços muito acima de outras receitas similares, especialmente por ser uma fruta 100% importada e de baixa demanda.
Você pode encontrar a farinha de lucuma em algumas lojas de produtos naturais ou na internet, por preços que começam nos R$ 42 para cada 200g e que podem alcançar R$ 90 pela mesma quantidade.
Já a polpa de lucuma e a fruta in natura só é possível ser comprada com importadores especializados.