O consumo da substância apresenta tantos benefícios ao corpo humano, que a ciência se interessa pela composição do óleo de krill, e a indústria farmacêutica investe para entender cada vez mais os mecanismos de ação e princípios ativos presentes nele.
Composição
Fosfolipídios
O primeiro ponto a se considerar, e o mais importante na discussão, é a grande presença de fosfolipídios na composição. Os fosfolipídios são moléculas de gordura ligadas, basicamente, ao ácido fosfórico. Não se engane, nem toda gordura é maléfica.
Os fosfolipídios interagem fortemente com as membranas das células, e são um alimento poderoso para o cérebro. Em cada grama de óleo de krill, são encontrados cerca de 0,5 gramas desse grupo de compostos. Isso mesmo, a metade é composta de fosfolipídios!
Gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.
Os níveis de gordura no composto são extremamente benéficos ao organismo, a gordura trans por exemplo, é sintetizada em laboratório e não ocorre naturalmente, então a composição do óleo de krill é livre da mesma. A cada grama de óleo, você irá encontrar 0,2 gramas de gorduras monoinsaturadas, e 0,3 gramas de poli-insaturadas.
As gorduras poli-insaturadas do óleo de krill são, na verdade, um grupo composto por cerca de 50% de EPA (Ácido Eicosapentaenoico), e 30% de DHA (Ácido docosahexaenoico), os mesmos compostos que fazem o peixe, por exemplo, ser tão benéfico ao organismo. Mas comparando os dois, as concentrações na composição óleo de krill são muito maiores.
Calorias
Para quem conta as calorias que ingere, não precisa se preocupar. Cada par de cápsulas de tamanho padrão gera 9 calorias de energia, este é um valor extremamente baixo. A composição, no entanto, não contem fibras alimentares.
Colina
Cerca de 10% da necessidade diária de ingestão de colina, é suprida através do óleo de krill. Ela também está fortemente presente na composição da substância.
Quando a extração é feita de maneira correta, e seguindo os padrões de qualidade, nenhum tipo de conservante será encontrado em uma análise química , assim como os corantes e o glúten serão completamente ausentes. Metais pesados dificilmente serão encontrados na composição do óleo de krill, favorecendo uma digestão suave e sem o menor desconforto.
A sua extração não é feita a partir de solventes químicos, dessa maneira, a estrutura das moléculas é preservada, e a ingestão será muito próxima daquela feita de maneira natural. Essa composição única promove um aproveitamento ímpar dos benefícios, uma vez que os nutrientes ficam disponíveis e são facilmente assimilados pelo organismo.